top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Sulacap News realiza atividades em comemoração aos 9 anos de jornalismo digital, atuando em bairros da Zona Oeste do Rio

Em 14 de julho de 2015 foi fundado o portal de notícias Sulacap News, para atuar junto aos bairros Jardim Sulacap, Vila Valqueire, Campo dos Afonsos, Magalhães Bastos e Realengo, todos na Zona Oeste da cidade do Rio, alcançando uma população estimada em mais de 200 mil habitantes, segundo Censo 2022. Em 21 de julho de 2021, o Sulacap News foi aceito como associado na Associação de Jornalismo Digital (AJOR), que tem a missão de fomentar o campo jornalístico, fortalecendo suas associadas e defendendo uma imprensa mais livre, diversa e plural, tendo como um dos objetivos promover o jornalismo de qualidade e de interesse público, a liberdade de expressão e de imprensa e a valorização da atividade jornalística digital.

Nesse mês de julho, em comemoração ao aniversário do Sulacap News, duas ações aconteceram. A primeira foi a criação do prêmio anual “Personalidades do Ano”, que premiou e reconheceu o trabalho de 10 pessoas, moradores e instituições que atuaram na área social, voluntariado e humanitário na região em 2023. A homenagem aconteceu no último dia 15, numa sala lotada da Cinesystem Cinemas do Parque Shopping Sulacap. Outra ação aconteceu no dia seguinte, com uma campanha de doação de sangue no Hospital de Aeronáutica dos Afonsos, um doadores ganhando uma camisa comemorativa em alusão ao aniversário do Sulacap News.

Fundador e diretor do Sulacap News, o jornalista Alexandre Madruga ressalta a importância do papel do jornalismo junto aos bairros que atua.

“Sou jornalista desde 1997 e na maior parte de minha vida profissional atuei junto às comunidades, fazendo o que hoje chamamos de jornalismo hiperlocal, antes conhecido como comunitário. Entendo o papel desse jornalismo, que na era digital cresceu muito e colabora para que o poder público tenha atenção aos nossos problemas e busque soluções. Sempre digo que somos o porta voz dos moradores, atuamos para fomentar a boa informação e o comércio local, tudo isso na esfera digital”.

Durante 12 meses o Sulacap News manteve um jornal impresso, mas foi descontinuado quando começou a pandemia da Covid-19 em 2020, mas seguiu atuando com o jornalismo digital, que cresceu nos últimos anos, segundo Natalia Viana, diretora da Agência Pública de Jornalismo Investigativo e bolsista da Fundação Nieman em Harvard.

“O jornalismo digital brasileiro sofreu um salto na última década. Ele representa um novo tipo, uma nova geração de jornalismo que está ajudando a trazer informações a populações que antes não eram atendidas, em localidades que antes não eram atendidas pela mídia, que a gente chama de tradicional. Nos últimos anos a gente viu uma explosão de novos veículos que estão atendendo regiões que nunca tiveram atenção e trazendo tantos problemas ou questões próximas às pessoas que moram ali. Um jornal digital ajuda o Brasil a ser mais democrático e ajuda a nossa democracia a ser mais forte”.

Para Mirian Magalhães, professora de comunicação social, o jornalismo comunitário desempenha importante papel junto aos moradores das localidades que atua.

“Eu fico pensando que eu poderia citar várias coisas, vários aspectos para enfatizar a importância desse tipo de jornalismo, mas o que eu destacaria como o principal nos dias de hoje é a questão da importância dele, pois é um articulador dessa sociedade minoritária no sentido do esquecimento, não no sentido da quantidade de pessoas. Através desse jornalismo se discute como é a falta do poder público que algumas regiões, a questão da violência urbana, enfim, vários aspectos de modo geral os organismos comunitários acabam abraçando como uma causa e que o grande jornalismo, em geral, esquece”.

E o poder público reconhece a importância do jornalismo hiperlocal do Sulacap News, como ressalta Robson Chocolate (foto abaixo), Subprefeito da Grande Bangu, órgão vinculado diretamente ao prefeito da cidade do Rio de Janeiro.

“O bem que ele faz para as comunidades dele, faz no Rio de Janeiro, trabalhando, falando, noticiando e que vem representando o povo da Sulacap e adjacências. Eu tomo umas pancadas também, mas de uma certa forma acaba sendo bom, porque eu aprendo, e percebo que falhei em alguma localidade. A gente também tem que aprender a tomar pancada quando erra”.

Natalia Viana também reforça o papel desse jornalismo hioperlocal, graças ao jornalismo digital, que tem permitido um tipo de jornalismo que tem florescido no Brasil e que ajudou até durante a pandemia da Covid-19.

“O jornalismo hiperlocal é um jornalismo que se aprofunda numa região pequena, mas que é justamente o lugar onde as pessoas vivem, onde as pessoas desenvolvem suas vidas. Isso é feito por alguns veículos, páginas da internet, páginas do Facebook e do Instagram, onde a própria comunidade consegue não só obter informações sobre serviços, mas também influenciar e ter um diálogo com esses jornalistas, como é o caso do Sulacap News. Esse jornalismo hiperlocal foi muito importante durante a era da pandemia, porque foi ele que ajudou as pessoas a entenderem quais eram serviços de vacinação, onde se buscava a máscara ali na sua região. Com o tamanho do Brasil, uma dimensão Continental, esse tipo de jornalismo que está florescendo agora é graças ao poder das mídias digitais, que é muito importante, muito útil para a população.

A diretora da Agência Pública de Jornalismo Investigativo reconhece o papel desempenhado pelo Sulacap News ao longo dos anos.

“Sou admiradora do fato de que o Sulacap News é tão resiliente, tenha passado por tantas fases e continue de atender a população, com o tipo de jornalismo que demonstra, que é muito importante, graças a proximidade do repórter com a comunidade”, finaliza Natalia.
 

Torne-se um doador por apenas R$ 1 por mês. Nos ajude a manter vivo o jornalismo local. Mais informações de como fazer a doação, clique AQUI.


O Sulacap News também está no Facebook, Instagram e Twitter. Se quiser receber notícias em primeira mão, basta ingressar no canal NOTÍCIAS DO SULACAP NEWS. Para se cadastrar, basta acessar os link abaixo:


Whatsapp - clique AQUI

Comentários


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

bottom of page