top of page

PSICOnews | Alguns esclarecimentos sobre a Ansiedade 

  • Foto do escritor: Rita Pinto - Psicóloga
    Rita Pinto - Psicóloga
  • 17 de jun. de 2024
  • 2 min de leitura

A ansiedade é uma reação natural do corpo em situações de estresse, perigo ou preocupação. Ela pode se manifestar de diversas formas, como sensação de aperto no peito, respiração acelerada, irritabilidade, tensão muscular, entre outros sintomas. 

Ela é uma emoção intrínseca ao ser humano, é um mecanismo de defesa do nosso cérebro que nos alerta sobre situações de perigo do dia a dia que causam medo e apreensão diante do perigo ou de situações desconhecidas. Porém, ela se torna patológica quando é vivenciada de forma excessiva, causando grande sofrimento psíquico e trazendo prejuízos para o dia a dia do indivíduo.  


O Transtorno de Ansiedade é considerado uma patologia de constituição psicológica, causa medo, pânico e sensações de pavor e impotência, muitas vezes chegando a desencadear sintomas físicos como sudorese excessiva, palpitações, sensação de desmaio, entre outros. Geralmente são provenientes de históricos familiares, doenças físicas ou mesmo por conta de situações de estresse e/ou traumáticas. Caracteriza-se por preocupações em demasia e muitas expectativas, com situações que se repetem, trazendo um desgaste físico e mental (GAMA, 2019). O Transtorno de Ansiedade - TA caracteriza-se pela presença de sintomas ansiosos na maior parte do dia, durante vários meses. Neste quadro podem ocorrer sintomas como insônia, dificuldade de relaxar, angústia constante, irritabilidade acentuada e dificuldade de concentração. Existem também os sintomas físicos como dores de cabeça, musculares, queimação e dores no estômago, taquicardia, tontura, formigamento nas extremidades e sudorese fria.  Usualmente os termos populares para esses estados são chamados de “gastura”, “repuxamento dos nervos” e “cabeça ruim”. Normalmente, casos como esses são acompanhados de grande sofrimento clínico prejudicando a vida pessoal, social e ocupacional do indivíduo (DALGALARRONDO, 2019).  


Quando a ansiedade se torna crônica e começa a interferir no dia a dia da pessoa, prejudicando seu bem-estar e qualidade de vida, pode ser um sinal de um transtorno de ansiedade. Os transtornos de ansiedade mais comuns incluem a ansiedade generalizada, o transtorno do pânico, a fobia social e o transtorno de estresse pós-traumático. 

 

É importante buscar ajuda profissional se a ansiedade estiver causando um impacto significativo na vida da pessoa. O tratamento pode incluir terapia cognitivo-comportamental, medicamentos e técnicas de relaxamento. 


Além disso, é fundamental adotar hábitos saudáveis de vida, como praticar exercícios físicos, ter uma alimentação equilibrada, dormir bem e buscar formas de lidar com o estresse, como a meditação e a respiração profunda. O autocuidado e a busca por apoio emocional também são essenciais no processo de lidar com a ansiedade. 


Rita Pinto é psicóloga.

 

Torne-se um doador por apenas R$ 1 por mês. Nos ajude a manter vivo o jornalismo local. Mais informações de como fazer a doação, clique AQUI.


O Sulacap News também está no Facebook, Instagram e Twitter. Se quiser receber notícias em primeira mão, basta ingressar no canal NOTÍCIAS DO SULACAP NEWS. Para se cadastrar, basta acessar os link abaixo:


Whatsapp - clique AQUI

Comentários


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

Jardim Sulacap - Zona Oeste do Rio de Janeiro - Brasil

© 2024 Sulacap News

bottom of page