Greve na Creche Esperança: SME reforça que professoras sem receber salários devem abrir denúncia pelo 1746
Atualizado: 4 de nov.
Pais e responsáveis foram surpreendidos na manhã dessa sexta-feira (01), com o fechamento das unidades do Jardim Novo e Magalhães Bastos, da Creche Esperança que é conveniada com a Prefeitura do Rio. A justificativa apresentada pela direção da unidade de ensino é que não abririam devido "falta de água". Mas na verdade, os professores resolveram fazer uma paralisação e entraram em greve por atraso de salários, conforme se comprova com o vídeo no final da reportagem.
Todos professores reclamam das condições de trabalho e o não recebimento dos salários na totalidade ao longo dos meses. Os pais estão ao lado dos professores.
"Professores em greve, por falta de pagamento. Alguns desde setembro sem pagamento, outros com pagamento atrasado desde 2022. Os professores falaram que os repasses para creche estão sendo feitos, porém nada de pagarem os professores. A Creche Esperança, unidade Jardim Novo, também se encontra com as portas fechadas devido a pagamento", informou uma responsável que pediu para não ser identificada.
Outra mãe, que também pediu para não ser identificada, demosntrou toda revolta com a situação.
"Sou mãe de um aluno que estuda na creche, unidade Magalhães Bastos. Professores estão sem pagamento, meses. E a escola ainda tem a capacidade de mentir para os responsáveis, alegando que não tem aula hoje por falta de água, quando na verdade as professoras estão em greve por falta de pagamento. Uma vergonha e desrespeito, tanto com as professoras como com os responsáveis. Uma dona que nunca coloca a cara na unidade. Só vive se escondendo dos responsáveis e só manda recadinho por terceiros".
Nossa reportagem teve acesso aos contracheques que comprovam que o pagamento dos salários não tem sido feito na totalidade. Segundo apuramos, a direção da Creche Esperança vem sendo denunciada junto a 8ª Coordenadoria Regional de Educação por atraso de salários, mas tem apresentado contracheques a prefeitura comprovando os pagamentos.
Questionamos a Secretaria Municipal de Educação, que prometeu tomar uma atitude contra a Creche Esperança, se for comprovada a irregularidade ou falsificação dos contracheques apresentados a autoridade municipal.
"A Secretaria Municipal de Educação informa que a representante legal da Associação Creche Esperança foi convocada para prestar esclarecimentos. Se ficar comprovado o descumprimento do termo de colaboração celebrado com a responsável pelas (...) unidades, a Secretaria determinará a extinção unilateral do contrato".
Os professores não informaram por quanto tempor permanecerão em greve.
Vídeo dos professores em greve na unidade Magalhães Bastos:
A Secretaria Municipal de Educação reforçou a necessidade e importância de denunciar irregularidades através do 1746. As denúncias são anônimas.
Torne-se um doador por apenas R$ 1 por mês. Nos ajude a manter vivo o jornalismo local. Mais informações de como fazer a doação, clique AQUI.
O Sulacap News também está no Facebook, Instagram e Twitter. Se quiser receber notícias em primeira mão, basta ingressar no canal NOTÍCIAS DO SULACAP NEWS. Para se cadastrar, basta acessar os link abaixo:
Whatsapp - clique AQUI
Telegram: https://t.me/sulacap
Commenti