Professor de escola municipal da Taquara vence o Prêmio Shell de Educação Científica
Em outubro ele já havia sido eleito como o Educador do Ano, ao vencer o prêmio mais importante da educação básica do Brasil
O professor de matemática Luiz Felipe Lins, da Escola Municipal Francis Hime, na Taquara, foi o grande vencedor do Prêmio Shell de Educação Científica, na categoria Ensino Fundamental. Com um projeto pedagógico diferenciado e criativo, que alia geometria e números aos desafios cotidianos da construção civil, Luiz Felipe foi consagrado ganhador do prêmio em uma cerimônia virtual realizada na noite da última terça (22).
O Prêmio Shell de Educação Científica tem como objetivo incentivar e valorizar professores das áreas de ciências e matemática no Rio de Janeiro e Espírito Santo, premiando projetos de educação inovadores por meio de metodologias diferenciadas
Em razão da conquista, Luiz Felipe recebeu uma viagem educativa para Londres e R$ 8 mil. Além disso, a E.M. Francis Hime ganhou um projetor multimídia e um laptop com alto-falante. O professor falou como seus alunos são importantes para esta vitória:
"Esta conquista não é só minha. É dos meus alunos, da Escola Francis Hime e de toda a Rede Municipal de Educação do Rio. Sem esse suporte, nada seria possível. A sensação de conquistar o prêmio foi maravilhosa. Só sinto falta de poder comemorar com as crianças. Hoje a gente festeja junto no nosso grupo de Whatsapp, só que faltam os abraços, a bagunça. Ano que vem, quando for mais seguro, vamos comemorar muito".
Há dois meses atrás, o professor Luiz Felipe venceu também o Prêmio Educador Nota 10, o mais importante prêmio da educação básica brasileira, com o projeto batizado de "Geometria e Construção", tornando-se o Educador do Ano, superando 4 mil projetos de educadores de todo o país. Luiz Felipe teve a ideia do projeto, depois de levar aos alunos a planta de um imóvel do programa “Minha Casa Minha Vida” que estava sendo construído próximo à escola e explicar as informações matemáticas contidas nela. Com o interesse de seus alunos, o professor deu à turma a tarefa de trabalhar os temas da construção civil com as aplicações da geometria e dos números.
"A ideia foi trazer para os estudantes o concreto da matemática, a aplicação da geometria no cotidiano, aquilo que realmente faz sentido para eles. Quando o aluno vê como funciona na prática, desperta nele potencialidades que nem sabia que tinha".
Fotos: Secretaria Municipal de Educação
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