Posto de saúde de Sulacap fica sem vacina e idosos ficam esperando reabastecimento
A falta das vacinas ocorreu devido a falta de abastecimento
Na manhã dessa terça-feira (09), o Centro Municipal de Saúde Professor Masao Goto em Sulacap, ficou sem vacinas em plena campanha de vacinação no combate a pandemia da Covid-19. Segundo alguns relatos enviados a redação, ao chegar na unidade de saúde a informação era que as vacinas tinham acabado e não recebiam mais nenhuma orientação.
A moradora do bairro e autônoma Camila Biagio, 30 anos, falou da experiência que a família dela teve no posto de saúde.
"Minha mãe foi lá vacinar a minha vó e não tem vacina. A informação é que a vacina acabou. Não sei se estão dando a informação errada. Mas ela chegou, perguntou onde estava dando e foi informada que acabou. E acho que Sulacap nem tem tanto público assim pra acabar a vacina. Ela foi pro drive do parque olímpico. Está vazio e tem a vacina".
Segundo fonte, no Masao Goto havia orientação para aguardar a chegada das vacinas que estavam "em trânsito" e, por volta das 10:30h, pelo menos cinco idosos estavam esperando para serem vacinados com a nova remessa. Apuramos que a vacinação ficou interrompida por pelo menos uma hora, já que as vacinas chegaram ao posto por volta das 11h.
Questionamos a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) por qual motivo que, em plena pandemia e campanha nacional (e mundial) de vacinação, uma unidade de saúde ficou sem vacinas. Em nota, a SMS informou o seguinte.
Houve uma situação pontual de desabastecimento momentâneo, gerado por uma procura maior que a esperada, e que a reposição das doses já está em andamento. Não há falta de vacina para os grupos prioritários, de acordo com o calendário da SMS nesse momento.
Comentários