top of page
Foto do escritorDa Redação

Para combater incêndios, Inea inicia Operação Fumaça Zero no Parque Estadual da Pedra Branca, em Realengo

Ação intensifica ações contra incêndios florestais no RJ e Semana D é marcada por vistorias, além de fiscalizações ambientais nas áreas protegidas onde houve focos de incêndio


O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) na busca por intensificar ações para combater os incêndios florestais em unidades conservação e áreas próximas aos parques estaduais gerido pelo órgão, iniciou nesta quarta-feira (27), no Parque Estadual Pedra Branca, em Realengo, a Operação Fumaça Zero que iniciou à Semana D, focada em fiscalizações ambientais e vistorias nas unidades de conservação atingidas pelo fogo. Foram realizadas vistorias e entrega de Notificações Preventivas de Incêndio (NPI) na Boiúna, Transolimpica, Estrada do Catonho e Pedreira Catono, todos estes estão próximos ao Parque Estadual da Pedra Branca.


O uso irregular do fogo na época da estiagem é uma ameaça à manutenção da cobertura florestal do remanescente de Mata Atlântica e caracteriza crime ambiental, previsto em Lei. Para o Inea, as causas principais dos incêndios  são decorrentes de ação humana. 


A Operação promove ações de conscientização e prevenção de queimadas irregulares nos municípios do Rio de Janeiro durante o período de estiagem que vai de maio a setembro, com a realização das notificações preventivas, rondas de monitoramento e ações de educação ambiental. É uma grande campanha de interação entre os órgãos estaduais, federais e municipais.


Com o apoio da Inteligência Artificial ( IA), imagens de satélite e sensoriamento remoto, o Programa Olho no Verde permitirá Identificar os responsáveis, mensurar os danos ambientais e viabilizar as ações de controle e recuperação ambiental. 


Bem como, a apuração das responsabilidades e avaliação dos danos causados nestes lo

De acordo com o coordenador do Fumaça Zero, Israel Andrade, o programa prevê uma aproximação e estimulação para a conscientização das pessoas sobre os riscos que a prática de queimadas pode ocasionar para as florestas. 

"Somente em agosto tivemos dezoito focos de incêndio e até o momento já foram expedidas mais de 1500 notificações preventivas de incêndios em todo o Estado do RJ. A intenção é conscientizar o maior número de pessoas possíveis".
 

Torne-se um doador por apenas R$ 1 por mês. Nos ajude a manter vivo o jornalismo local. Mais informações de como fazer a doação, clique AQUI.


O Sulacap News também está no Facebook, Instagram e Twitter. Se quiser receber notícias em primeira mão, basta ingressar no canal NOTÍCIAS DO SULACAP NEWS. Para se cadastrar, basta acessar os link abaixo:


Whatsapp - clique AQUI

Comments


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

bottom of page