Operação Desmonte interdita sete ferros-velhos na Estrada do Catonho, em Jardim Sulacap
- Da Redação
- 18 de jun. de 2024
- 2 min de leitura

Ação da força-tarefa do Governo do Estado já apreendeu mais de 700 toneladas de sucatas sem comprovação de origem
Sete ferros-velhos que funcionavam irregularmente no Jardim Sulacap foram interditados, nesta nesta terça-feira (18), pela força-tarefa coordenada pelo Detran.RJ, em conjunto com as polícias Civil e Militar, além do Instituto Nacional do Ambiente (Inea) e da Secretaria Estadual de Fazenda. A força-tarefa dos agentes da Operação Desmonte constataram que os estabelecimentos não tinham licença para funcionar e não apresentaram notas fiscais das peças encontradas no local. Dois outros estavam fechados e não puderam ser vistoriados.

Os responsáveis pelos ferros-velhos, que funcionavam na Estrada do Catonho, foram notificados e terão 30 dias para apresentar as notas dos produtos. Caso não consigam cumprir com as exigências, todo o material será apreendido e remetido para destruição em empresas de reciclagem já credenciadas pelo departamento. A Operação Desmonte tem o objetivo de fiscalizar esses estabelecimentos, auxiliando no combate ao roubo, furto de veículos e comercialização de peças ilícitas.
Num dos ferros-velhos vistoriados, os agentes se surpreenderam com o ambiente, que tinha na entrada um salão de festas. O interior era subdivido em várias salas com paredes quebradas que acumulavam centenas de peças como para-choques, faróis, capôs e outras sucatas. O proprietário alegou aos agentes que estava com um outro imóvel em obras e, por isso, as peças se encontravam ali. Ele, porém, não tinha nota fiscal do material e teve o estabelecimento interditado.
Desde que a Operação Desmonte foi iniciada em agosto do ano passado, a força-tarefa já realizou 17 ações de fiscalização em ferros-velhos, que resultaram no fechamento de 41 estabelecimentos que não possuíam documentação. Ao todo, foram apreendidas cerca de 700 toneladas de sucatas, apreendidos centenas de motores roubados, dez pessoas foram presas em flagrante e carros roubados apreendidos.
Além de fiscalizar os estabelecimentos irregulares, agentes do Detran.RJ também orientam os proprietários desses comércios de peças usadas para que se credenciem junto ao órgão e passem a funcionar de forma correta. Para se cadastrar o proprietário deve acessar o site do Detran.RJ, na aba Desmonte, preencher um formulário e entregar os documentos exigidos. Uma vistoria será realizada pela equipe técnica do Departamento de Trânsito para verificar se as instalações são adequadas.
Fotos: Alexandre Simonini
Torne-se um doador por apenas R$ 1 por mês. Nos ajude a manter vivo o jornalismo local. Mais informações de como fazer a doação, clique AQUI.
O Sulacap News também está no Facebook, Instagram e Twitter. Se quiser receber notícias em primeira mão, basta ingressar no canal NOTÍCIAS DO SULACAP NEWS. Para se cadastrar, basta acessar os link abaixo:
Whatsapp - clique AQUI
Telegram: https://t.me/sulacap
Comentarios