Museu Aeroespacial hospeda, desde 2011, o Mirage que Ayrton Senna voou em 1989
Nessa última quarta-feira (01), comemorou-se os 30 anos do falecimento do piloto de Fórmula 1, Ayrton Senna. Diante da tamanha proximidade com a aviação, o ídolo passou por uma experiência bastante especial junto à Força Aérea Brasileira (FAB) em 29 de março de 1989, quando o piloto realizou uma visita especial na Base Aérea de Anápolis-GO, sede do Esquadrão Jaguar (1º GDA).
Momentos antes de pousar em Anápolis, o King Air com Senna a bordo foi interceptado durante uma simulação e escoltado por dois Mirage III, caça de ampla capacidade supersônica que pode atingir o Mach 1.4, garantindo velocidades acima dos 1.700 km/h.
Na época, o voo especial foi conduzido pelo tenente-coronel Alberto de Paiva Cortes, comandante do 1º GDA. O sobrevoo ocorreu tanto em alta altitude como em baixa.
Naquele momento, Senna realizou o sonho de quebrar a barreira do som nas asas do FAB4812, conduzindo o caça por alguns instantes.
O Museu Aeroespacial (MUSAL) incorporou em 04 de agosto de 2011 em seu acervo a aeronave F-103DBR Mirage III, na qual Senna voou em 1989.
Assista ao vídeo de Ayrton no Mirage em 1989:
Torne-se um doador por apenas R$ 1 por mês. Nos ajude a manter vivo o jornalismo local. Mais informações de como fazer a doação, clique AQUI.
O Sulacap News também está no Facebook, Instagram e Twitter. Se quiser receber notícias em primeira mão, basta ingressar no canal NOTÍCIAS DO SULACAP NEWS. Para se cadastrar, basta acessar os link abaixo:
Whatsapp - clique AQUI
Telegram: https://t.me/sulacap
Comments