Moradores de Jardim Sulacap e Magalhães Bastos reclamam de ausência de ônibus para Santa Cruz e Campo Grande
Atualizado: 11 de mai.
Após a extinção da Linha 856 (Marechal Hermes - Base Aérea de Santa Cruz) que era operada pela Feital, os moradores de Jardim Sulacap, Magalhães Bastos e região ficaram sem transportes diretos de ônibus para Santa Cruz e Campo Grande, ficando apenas a opção de van, que muitos moradores reclamam não aceitar o RioCard.
A Feital teve a concessão intermunicipal cassada pelo Departamento Rodoviário de Transporte do Rio de Janeiro (DETRO) em 2005, mas após encerrar atividades a empresa foi refundada como Transportes Padre Miguel, a partir de 2010 e passou a operar a nova linha 875, reduzida a Rodoviária de Campo Grande até o ano de 2017, quando venceu a concessão e não retornou mais.
"Precisamos de uma linha de ônibus de Sulacap x Campo Grande. Está difícil quem mora na Mallet e Realengo, não tem condições. Na realidade não existe nenhuma linha com destino a Campo Grande com horários que possamos chegar ao trabalho, só de Bangu para lá. Se colocar uma linha saindo do Terminal Sulacap ajudaria muito", reclamou Cláudio de Lucas.
A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) reforçou a teoria do morador.
"Passageiros saindo de Sulacap podem usar as linhas 746 ou 803 em Sulacap, sentido Bangu, e integrar com a linha 864 para Campo Grande", informou a SMTR por nota.
Mas e uma opção direta, teria algum prazo para retornar e atender o desejo dos moradores? A resposta não é otimista.
"A SMTR informa que o plano operacional é revisado mensalmente pela pasta com base em dados de demanda por hora, pesquisa de ocupação dos veículos, solicitações e reclamações recebidas sobre as linhas para atualização da quantidade de viagens e itinerários, e possíveis criações de novas linhas", finaliza.
Atualmente, a opção direta para os moradores seria a Linha 570D (Marechal Hermes - Itaguaí), da Viação Reginas, mas são poucas as opções de horário, conforme mostra o site do DETRO.
Torne-se um doador por apenas R$ 1 por mês. Nos ajude a manter vivo o jornalismo local. Mais informações de como fazer a doação, clique AQUI.
O Sulacap News também está no Facebook, Instagram e Twitter. Se quiser receber notícias em primeira mão, basta ingressar no canal NOTÍCIAS DO SULACAP NEWS. Para se cadastrar, basta acessar os link abaixo:
Whatsapp - clique AQUI
Telegram: https://t.me/sulacap
Comments