Mais de 100 mil visitantes em final de semana do grande evento no Museu Aaeroespacial
Aconteceu nos dias 21 e 22 de setembro, no Museu Aeroespacial, no Campo dos Afonsos, o maior evento aéreo do Rio de Janeiro em comemoração antecipada ao Dia da Força Aérea Brasileira e ao Dia do Aviador. Mais de 100 mil visitantes estiveram presentes e aproximadamente uma tonelada de alimentos foi arrecadada, destinados ao Instituto “Casa Viva”, uma organização sem fins lucrativos, que atua em atendimento às necessidades da população em vulnerabilidade social na região próxima ao Campo dos Afonsos. O MUSAL Airshow 2024 foi organizado e realizado em parceria com a empresa Hangar 7 Eventos.
No sábado (21), o evento foi iniciou com a ação social "Corrida Federal Kids - Etapa MUSAL/RJ 2024", promovida pelo Instituto Federal Kids, que contou com a participação de mais de 1.800 pessoas, incluindo as 750 crianças inscritas, com a companhia dos familiares. Esta ação tem como objetivo conscientizar o público sobre a prevenção do abuso sexual infantil e da pedofilia. Dividida em percursos adaptados para diferentes faixas etárias, a corrida ofereceu uma experiência segura e divertida para a garotada de 0 a 14 anos.
Aníbal Souza, militar da reserva, destacou a relevância da corrida.
“A maioria dos abusos acontece dentro das casas das vítimas, e momentos como este ajudam a educar tanto as crianças quanto os pais.”
Clayton da Silva Bezerra, delegado da Polícia Federal e presidente do Instituto Federal Kids, enfatizou a importância da parceria com o Museu Aeroespacial.
“Hoje, realizamos mais uma etapa da Federal Kids dentro da programação do MUSAL Airshow, uma parceria crucial na defesa de nossas crianças e adolescentes. A população precisa entender que 85% dos abusos ocorrem nas proximidades de suas casas e, em 70% dos casos, dentro da própria residência da vítima. A prevenção é nossa maior arma.”
Nos dois dias, logo na abertura do evento, o público foi recepcionado pela Banda de Música da Base Aérea dos Afonsos, que apresentou um repertório diversificado, criando um ambiente acolhedor e festivo, além da emocionante apresentação da Esquadrilha Apolo, com duas aeronaves T-25 (Universal), usadas na formação básica dos cadetes na Academia da Força Aérea (AFA).
A programação do evento foi extensa, possibilitando o público a ter oportunidades de assistir o giro (acionamento do motor) e o táxi do histórico Republic P-47 Thunderbolt B-4, avião amplamente utilizado pelo 1º Grupo de Aviação de Caça da FAB, durante a II Guerra Mundial.
“Esses momentos emocionam e conectam as pessoas à história da aviação”, comentou um dos visitantes.
O público ainda explorou o interior do renomado e recém-aposentado C-130 “Hércules”.
“Estou achando o evento super interessante, especialmente a oportunidade de trazer as crianças para conhecer o C-130 Hércules. Agradeço pela experiência!” - expressou Marcelo Chafim, muito emocionado.
Nesta edição do evento, os visitantes puderam conhecer bem de perto a aeronave KC-390 “Millennium”, de fabricação nacional e uma das mais modernas do mundo, pertencente à Força Aérea Brasileira.
“Estamos aqui representando o 1º Esquadrão do 1º Grupo de Transporte (1º/1º GT - Esquadrão Gordo). Trouxemos a aeronave KC-390 e alguns itens do nosso Esquadrão para exposição. Estou animada para trocar experiências e estreitar o contato com o público civil”, destacou a Capitão Aviadora Jeciane.
Um evento altamente dinâmico possibilitou que todos os amantes da aviação desfrutassem das muitas apresentações aéreas: Comandante Ferrari com seu RV-8; os Super Decathlon da Esquadrilha ACRO Sport; e a Esquadrilha CEU, juntamente com o T-6 do Cmte Yuri Albrecht e Cmte Ricardo Sayeg, impressionaram o público com suas acrobacias aéreas. O Cmte Alfredo Salvatore Leta, piloto veterano de caça da FAB e líder da Esquadrilha CEU, expressou sua gratidão ao público presente.
“Já realizamos 170 apresentações, cerca de 20 delas aqui no MUSAL. Consideramos este lugar como nossa casa, e a acolhida do público é sempre calorosa. Isso nos faz sentir muito felizes em nos apresentar aqui”.
Além de apresentações aéreas de aeronaves civis, exibições de aeromodelos da Associação Carioca de Aeromodelismo (ACA) e dos lançamentos da Equipe de Paraquedismo Desportivo da FAB ("Falcões"), realizado pelo C-95 (Bandeirante), do 3º Esquadrão de Transporte Aéreo (Esquadrão Pioneiro); o público pode apreciar demonstrações operacionais e exposições das Forças Armadas e das Forças de Segurança Pública, apresentando parte de suas capacidades operativas, juntamente com a divulgação das formas de ingresso na carreira militar. Ocorreram apresentações marcantes dos helicópteros H-36 “Caracal” da FAB; Esquilo A50 do Grupamento Aeromóvel da Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ); e do AW-169 do Serviço Aeropolicial da Coordenadoria de Recursos Especiais (SAER/CORE) da Polícia Civil do RJ, que eletrizou todos os presentes.
O Comandante Fabian, responsável pela Agusta AW169 da Polícia Civil, também compartilhou informações sobre a aeronave.
“Este helicóptero é multifuncional, mas atualmente está equipado para missões de inteligência. Temos um sistema de imagem de alta performance, que permite identificar alvos a até 70 km de distância. Em uma missão, contamos com dois pilotos, um operador do sistema de imagem e, possivelmente, mais dois tripulantes para garantir a segurança da operação. Estamos sempre voltados para o benefício da população. (...) Gostaria de parabenizar a equipe do MUSAL pelo evento magnífico, com a presença de aeronaves incríveis e um público maravilhoso. Foi tudo muito bem organizado e estou tendo um prazer imenso em estar aqui. Agradeço muito pelo convite!”.
Além dessas demonstrações impactantes, o sempre aguardado caça F-5 da FAB impressionou a todos com suas passagens rasantes, deixando a plateia em verdadeiro êxtase com o barulho dos seus motores.
“Estava aqui aguardando o som do caça F-5 rasgando o céu! É emocionante demais! É de arrepiar!!!” - comentou a visitante Bruna.
Os helicópteros Super Lynx (AH-11B) e Esquilo (UH-12) da Marinha do Brasil, também, estiveram em exposição e despertaram grande curiosidade no público. Cmte Santos Júnior, piloto da aeronave Super Lynx, explicou.
“Nossa missão inclui buscas e operações de salvamento. A aeronave pode ser equipada com armamentos, se necessário. Este modelo modernizado conta com um painel de controle para dois pilotos e pode acomodar até seis passageiros, com um banco removível. Durante uma evacuação aeromédica (EVAM), conseguimos instalar uma maca e um médico para transportar a vítima com segurança”.
Além disso, o principal papel da Marinha é proteger mares e oceanos.
“Podemos transportar o Super Lynx em fragatas, dobrando as pás e a cauda, o que permite que a aeronave tenha um tamanho compacto para o transporte”, acrescentou Santos Júnior.
Com o firme propósito de bem atender a todos, o MUSAL Airshow disponibilizou uma grande área de convivência com diversas opções gastronômicas em uma praça de alimentação, onde os visitantes puderam desfrutar de shows musicais com o cantor Eduardo Almeida, a Banda Central do Brasil, Dupla Moura Martins e com DJs.
“Tudo maravilhoso! Sempre que há um evento, estamos aqui. Consigo me surpreender com novidades a cada vez. Esta acrobacia, por exemplo, é nova para mim e trouxe um cenário diferente. O aniversário que tivemos aqui foi incrível! Mudar um pouco o ambiente dá um ar novo ao evento. Olhar as acrobacias acontecendo! Por isso, não saio da grade; é preciso acompanhar tudo, além de curtir o palco”, declarou em um clima familiar e vibrante, Andressa Oliveira.
Além das atrações aéreas, todos puderam embarcar em uma verdadeira viagem pela História da Aviação, explorando todas as áreas e salas expositivas. Nesse espaço, é possível apreciar um vasto acervo que revela aspectos fascinantes da história e seus personagens marcantes, como o icônico Alberto Santos Dumont. Na sala dedicada ao "Pai da Aviação", os visitantes aprenderam sobre sua vida pessoal, suas invenções e curiosidades, além de admirarem o escrínio (redoma de metal) que preserva o coração do grande inventor brasileiro.
Comprometido com a promoção da inclusão e acessibilidade, o MUSAL uniu esforços com o Serviço Social dos Afonsos (SESO-AF), o Hospital Central da Aeronáutica (HCA) e o Instituto "Oceano Azul" — uma renomada organização sem fins lucrativos que apoia pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a fim de disponibilizar mais uma vez o “Espaço Azul”, um ambiente cuidadosamente adaptado para atender às necessidades específicas de crianças e jovens neuroatípicos, oferecendo atividades socioeducativas.
As atividades incluíram oficinas de desenho, pintura, colagem e experiências sensoriais, como a criação de garrafas sensoriais e massinha de modelar, todas supervisionadas por um terapeuta ocupacional. Além disso, foram realizadas oficinas psicomotoras que envolveram circuitos com obstáculos e orientações odontológicas voltadas para neuroatípicos. O espaço ainda contou com uma mini brinquedoteca e uma oficina de Lego, proporcionando um ambiente lúdico e criativo que complementa as atividades voltadas ao desenvolvimento e à socialização.
Como novidade, pela primeira vez, o MUSAL Airshow ofereceu um Lounge exclusivo para crianças neuroatípicas, permitindo que elas, juntamente com suas famílias, assistissem às demonstrações aéreas em um ambiente adaptado e que garantisse uma experiência confortável e segura, permitindo que todos desfrutassem do evento com foco no aprendizado e na diversão. Neste local, também foram realizadas atividades adaptadas, além de ter sido disponibilizado pela Poupa Tempo RJ a possibilidade da emissão da carteira de Pessoa com Deficiência.
As atividades do evento foram voltadas para toda a família incluíram sessões de contação de histórias com a escritora Beatriz da Cruz Ribeiro, trazendo fatos e curiosidades sobre a Bandeira do Brasil; exibições de filmes (curtas-metragens) históricos e educativos, que contribuíram para o conhecimento e a valorização da história da aviação.
No Espaço SESC, as atividades educativas atraíram um grande número de participantes, com dezenas oficinas interativas que cativaram o público. Entre as atrações, destacaram-se o Gerador de Van de Graaff, brinquedos pedagógicos de madeira e oficinas de construção de aviões de papel. A apresentação do grupo Sintonia Dominó, com "As Clássicas das Infâncias", misturou teatro e música, proporcionando um ápice de entretenimento para o público infantil. Essa combinação de aprendizado e diversão fez do Espaço SESC uma das atrações mais memoráveis do evento.
Outra atração notável do evento foi à interação com o robô humanóide 14 Bis, o primeiro no Brasil a contar com inteligência artificial, desenvolvido pelo professor Joel Ramos, sendo uma experiência inovadora, que ofereceu uma perspectiva única sobre os avanços tecnológicos na aviação.
Ainda houveram estandes expositivos e interativos com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Batalhão de Ações com Cães da Polícia Militar (BAC-PMERJ) e a Divisão de Ação com Cães do DEGASE realizaram demonstrações com cães. Wagner Romanazzi, Diretor da Divisão de Ações com Cães do DEGASE, destacou a importância do trabalho realizad.
"O Departamento Geral de Ações Socioeducativas (DEGASE) é responsável pelos menores infratores que cumprem medidas socioeducativas. Nossa Divisão de Ações com Cães realiza atividades voltadas à reintegração desses adolescentes à sociedade, oferecendo cursos profissionalizantes, como banho e tosa, cuidados básicos e veterinários, e treinamento para passeadores de cães".
Carlos e Josiane compartilharam suas impressões sobre o dia.
"Foi bem legal! O evento foi produtivo e as crianças se divertiram bastante. É um ambiente familiar e aconchegante".
Josiane acrescentou.
"A melhor parte foi quando pudemos brincar e ver o helicóptero subindo. Adorei!"
Outro pai comentou.
"Tanto para adultos quanto para crianças, é um lugar maravilhoso. As crianças ficam alucinadas aqui, tanto no chão quanto no céu. Queria agradecer ao local e à Aeronáutica pelo carinho".
Outro responsável ressaltou".
O evento é uma ótima interação entre a comunidade e as Forças Armadas. Que sempre permaneça assim, com essa interação."
Superando mais de 100 mil visitantes em dois dias, o MUSAL Airshow 2024, um evento oficial da Força Aérea Brasileira, foi organizado pelo INCAER, III COMAR, UNIFA e MUSAL, em parceria com a Empresa Hangar 7 Eventos com apoio institucional da Poupex, CFIAE e pela Empresa Sol Aviation, entre outros, tendo alcançado um público expressivo e garantindo uma experiência segura, acessível e inesquecível para todos e ainda marcou o alcance dos 100 mil seguidores no perfil oficial do Museu Aeroespacial no Instagram.
Assim, o MUSAL reafirmou seu compromisso com a educação e a cultura, oferecendo uma oportunidade enriquecedora, que aliou conhecimento e entretenimento em um único espaço, e permitindo que as famílias descobrissem mais sobre a aviação e sua importância para o Brasil e o mundo.
Fonte: Museu Aeroespacial
Torne-se um doador por apenas R$ 1 por mês. Nos ajude a manter vivo o jornalismo local. Mais informações de como fazer a doação, clique AQUI.
O Sulacap News também está no Facebook, Instagram e Twitter. Se quiser receber notícias em primeira mão, basta ingressar no canal NOTÍCIAS DO SULACAP NEWS. Para se cadastrar, basta acessar os link abaixo:
Whatsapp - clique AQUI
Telegram: https://t.me/sulacap
Comments