LITERATURAnews | A mais bela carta de amor de Lucia Benedetti
Atualizado: 5 de jun. de 2022
No dia 12 de junho é comemorado o Dia dos Namorados. Uma data tão romântica e que nos inspira a escrever as mais belas cartas ou mensagens de amor.
Neste clima de romance, vamos contar uma bela história de amor que começou através da literatura. A protagonista desta história é Lucia Benedetti: a patrona da Biblioteca Escolar Municipal de Jardim Sulacap.
A história começa com o concurso “A mais bela carta de amor para Ramón Novarro”. Ramón Navarro foi um ator mexicano famoso de teatro, televisão e cinema. Realizou trabalhos tanto no cinema mudo quanto no cinema falado. Era considerado um galã naquela época e ícone latino de Hollywood. O concurso foi realizado pelo Jornal A Noite em 1935 para divulgar o lançamento de um filme de Ramón Navarro. As fãs deveriam escrever uma carta de amor para o ator e a mais bela carta ganharia uma pulseira de brilhantes. Neste momento nossa protagonista aos 21 anos, Lucia Benedetti, entra em ação e resolve participar deste concurso.
Entretanto os editores do jornal pensaram que nenhum fã escreveria uma carta de amor que realmente fosse bela. Então Magalhães Jr., jornalista do Jornal A Noite, resolveu se passar por uma fã do ator e escrever uma carta de amor para o concurso. Sem saber o que o jornalista tinha feito, o júri do concurso acabou dando o prêmio de primeiro lugar para a carta dele. Já a carta de Lucia Benedetti ficou em segundo lugar. Ao ler a carta de Lucia, Magalhães Jr. se encantou por ela. Então escreveu um artigo no jornal para dizer que a carta dela merecia o primeiro lugar e a publicou junto ao artigo.
Logo Lucia e seu pai foram até a redação do Jornal A Noite para conseguir uma edição do artigo. Lá conheceram o jornalista Magalhães Jr., que desta vez se encantou por Lucia e descobriu seu talento para a literatura ao revisar outros textos que ela já havia escrito. Desde então, começou a surgir uma grande história de amor entre Lucia Benedetti e Magalhães Jr. Eles se casaram e tiveram uma filha, Rosa Magalhães, uma artista plástica e carnavalesca consagrada.
Lucia Benedetti é reconhecida como a precursora do teatro infantil. Nasceu em 1914 em São Paulo, mas veio com a família para o Rio de Janeiro aos quatro anos de idade. Escreveu para diversos gêneros literários e se revelou uma escritora excelente no gênero literário infantil. Em sua trajetória, escreveu diversas peças infantis e foi um marco na história do teatro profissional feito para crianças. Faleceu em 1998 no Rio de Janeiro.
Para quem quiser conhecer melhor a vida e a obra desta escritora encantadora é só acessar o site do Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude em https://cbtij.org.br/lucia-benedetti/
O Sulacap News também está no Facebook, Instagram e Twitter. Se quiser receber notícias em primeira mão, basta ingressar no grupo NOTÍCIAS DO SULACAP NEWS. Para se cadastrar, basta acessar os link abaixo:
Telegram: https://t.me/sulacap
תגובות