top of page
Foto do escritorDa Redação

Domingo (09) tem a primeira Feira das Yabás do ano em Oswaldo Cruz

Roda de Samba do cantor Marquinhos de Oswaldo Cruz recebe Toninho Geraes

Que tal começar o ano em alto astral, com boa música, gente bonita e comida de primeira qualidade, num só lugar? Então, prepare-se para viver tudo isso no próximo domingo, dia 9 de janeiro, a partir das 13h, na Praça Paulo da Portela, em Oswaldo Cruz. É que teremos a primeira Feira das Yabás, de 2002. O nosso anfitrião, cantor, compositor, e idealizador e mestre Marquinhos de Oswaldo Cruz, recebe na sua roda de samba, o cantor Toninho Geraes, para um super show. Dono de vários sucessos consagrados por intérpretes da MPB como, “Mulheres” (Martinho da Vila), “Seu Balancê, “Uma Prova de Amor”, “Pago Para Ver” (Zeca Pagodinho), “Se a Fila Andar” (Beth Carvalho), Me Leva (Agepê) entre outros. Sucessos antigos não deixarão de ter lugar no repertório, dentre eles “ Se a Fila Andar”, “Morro dos Prazeres”, “Alma Boêmia” e várias músicas do seu novo trabalho mais recente, o DVD, ‘Tudo Que Sou’.

A produção pede que, mesmo com o DECRETO RIO Nº 49692 DE 26 DE OUTUBRO DE 2021 em vigor, que libera e flexibiliza o uso de máscaras em espaços abertos, os frequentadores da Feira das Yabás continuem tomando todos os cuidados contra a covid-19 e usando máscaras. De acordo com Marquinhos de Oswaldo Cruz, o cuidado consigo e com os outros é um ato de amor à vida.

O evento: FEIRA DAS YABÁS, MÚSICA E GASTRONOMIA NEGRA CARIOCA

Evento gratuito, a Feira das Yabás acontece há 13 anos no bairro de Oswaldo Cruz, contíguo a Madureira. De destacada relevância para a preservação da cultura afro-brasileira, declarada Patrimônio Cultural Imaterial do estado do Rio de Janeiro em 2018, teve sua primeira edição em 2008 idealizada pelo cantor e compositor Marquinhos de Oswaldo Cruz, que depois de recriar o Trem do Samba e a Feijoada da Família Portelense resolveu cantar seus sambas na quadra da Portelinha, quando era servido uma macarronada com carne assada. Nascia assim, a primeira edição da Feira, que hoje reúne milhares de visitantes de todas as regiões do Rio.

Grandes nomes da MPB, como Dona Ivone Lara, Leandro Sapucahy, Leci Brandão, Arlindo Cruz, Danilo Caymmi, Fátima Guedes, Hamilton de Holanda, Jongo da Serrinha, Guinga, entre outros, já marcaram presença na Feira. A festa tem patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade do Rio de Janeiro, Produção da MMachado Promoções, apoio do Sesc RJ e a assessoria de imprensa da Código Morse Assessoria de Imprensa e Comunicação.

Além da boa música, o público ainda aproveita para experimentar a culinária típica do subúrbio carioca e pratos de origem africana nas 16 barracas expositoras, sob o comando das matriarcas das famílias mais importantes e tradicionais da região de Oswaldo Cruz: um imenso restaurante a céu aberto. Entre as muitas opções, estão o mocotó da Tia Surica, baluarte da Velha Guarda da Portela. Uma das refeições mais concorridas é a rabada com batata da barraca da Dona Neném. Neide Santana serve feijoada de camarão. Já na barraca da Jane Carla você encontra o cozido de peixe. A expositora Romana vai de carré com couve à mineira à moda carioca. Bobó de camarão é o prato da barraca da Jussara e na barraca da Selma Candeia, filha do sambista Candeia, a gostosura é abóbora com carne seca. A combinação de peixe frito, molho de camarão, pirão e arroz fica sob a responsabilidade da Tia Nira. Já a barraca da Tia Edith oferece macarrão com carne assada. Vera Caju encanta com o seu cozido. Rosimeri Cruz serve a deliciosa galinha com quiabo e Jane Pereira arrasa com seu famoso jiló frito. A barraca da Rosângela Maria serve a tripa lombeira e a da D. Marlene a feijoada.


E, se você ainda não estiver satisfeito, pode experimentar a vaca atolada da Tia Natércia e da Sueli. Para arrematar, as expositoras Vera de Jesus e Janaina de Jesus, preparam doces deliciosos.


Mais informaçõespelo número (21) 97036-4543.

Comments


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

bottom of page