top of page
Foto do escritorDa Redação

Com novo Terminal Deodoro, BRT Transolimpica faz conexão com ramais Santa Cruz e Japeri da Supervia

Esta é a primeira etapa do início da operação, já que o terminal será um grande ponto de conexão entre os corredores Transolímpica e Transbrasil

Foi inaugurado nessa quarta-feira (20) o Terminal Deodoro, o primeiro dos quatro terminais previstos para a Transbrasil. A obra é considerada estratégica para a mobilidade da região, com a integração do BRT Transolímpica, ônibus convencionais urbanos e Supervia. E, no futuro, com a Transbrasil.

“Esse aqui é um terminal de integração superimportante para a cidade, porque ele junta o trem com a Transolímpica e a Transbrasil. A partir da conclusão da Transbrasil, você vai ter todo o sistema interligado. Na prática, a pessoa poderá sair de Guaratiba, Sepetiba ou Santa Cruz, e chegar ao Centro do Rio de Janeiro usando o sistema BRT até o Terminal Gentileza, pegando em seguida o VLT sem gastar um tostão a mais. O que estamos fazendo é permitir que o cidadão que se desloca por essa cidade possa ganhar, às vezes, duas horas por dia para ir para casa ver os filhos, namorar com a esposa, ver novela, ir para o culto religioso, ir para o samba e jogar pelada com os amigos em vez de ficar perdendo esse tempo no transporte” – afirmou o prefeito Eduardo Paes.

Esta é a primeira etapa do início da operação, já que o terminal será um grande ponto de conexão entre os corredores Transolímpica e Transbrasil. Neste primeiro momento, o terminal vai integrar dois serviços de BRT do corredor Transolímpica (51: Deodoro x Recreio parador e 52: Deodoro x Alvorada parador), 12 linhas de ônibus convencionais urbanos e trens da Supervia (ramais Japeri, Santa Cruz e Deodoro).

Os usuários de transporte público de diversas regiões terão o tempo de viagem reduzido em até 30 minutos (veja exemplos no pé do release).


A Secretaria de Transportes criou sete linhas de ônibus para atender o terminal: 653 – Méier x Terminal Deodoro; 764 – Catiri x Terminal Deodoro; 765 – Mendanha x Terminal Deodoro (via Estrada do Guandu do Sena); SV783 – Praça Seca x Terminal Deodoro; 788 – Campo Grande x Terminal Deodoro (via Ponto Chic); 796 – Campo Grande x Terminal Deodoro (via Estrada do Mendanha); e 798 – Campo Grande x Terminal Deodoro (via Estrada da Posse). Veja abaixo o plano operacional.

“Vamos ter dois serviços da Transolímpica no segundo piso, ligando Deodoro à Alvorada e ao Terminal Recreio. No piso inferior, temos sete novas linhas de ônibus conectando a Zona Oeste com Deodoro, além de outras cinco linhas que deixam passageiros bem na frente aqui do terminal. Tudo isso para que as pessoas possam, principalmente, chegar à Barra e ao Recreio de forma mais rápida” – destacou a secretária de Transportes, Maína Celidonio.

Estas novas linhas funcionarão inicialmente apenas em horários de pico e terão seu funcionamento pleno com o início da operação do corredor Transbrasil. Com a novidade, serão 84 linhas a mais na cidade desde o dia 1º de junho do ano passado, quando começou a vigorar o acordo judicial firmado entre o município, os consórcios de ônibus e o Ministério Público Estadual para regularizar o serviço de ônibus municipais.


Além disso, outros cinco serviços de ônibus já existentes passam a deixar os passageiros em frente ao Terminal Deodoro: SV624 – Mariópolis x Praça da Bandeira (via Guadalupe); 300 – Terminal Sulacap x Candelária; 393 – Bangu x Candelária; SV777 – Padre Miguel x Madureira (via Rua do Governo); e 926 – Senador Camará x Penha.

BRT chegará no segundo andar e ônibus convencionais, no primeiro piso

O Terminal Deodoro, com aproximadamente dez mil metros quadrados, é formado por dois pisos. O andar superior é destinado às frotas do BRT. São duas plataformas, com oito vagas para embarque e desembarque, cada, totalizando 2,5 mil metros quadrados. A área do térreo, por sua vez, receberá as linhas alimentadoras. A plataforma de 3,2 mil metros quadrados conta com 24 vagas para os ônibus alimentadores que irão acessar o terminal. O acesso à plataforma suspensa será feito pelos passageiros por escadas ou elevadores. Neste piso haverá um espaço para atendimento para os usuários PCDs acessarem os ônibus. O terminal conta ainda com vias alimentadoras em seu entorno, com cerca de 4,3 mil metros quadrados.

“Prometemos à população que iríamos devolver o conforto, a dignidade e a qualidade de vida aos passageiros do BRT. Hoje, o sistema já transporta quase 400 mil pessoas por dia útil contra os 150 mil que eram transportados quando a Prefeitura assumiu a gestão do sistema BRT em 2021. Agora, entregamos este terminal com integração com a Supervia, além das linhas 51 e 52, que levam a pessoa direto para a Alvorada ou para o Terminal Recreio” – disse a diretora-presidente da Mobi-Rio, Claudia Secin.

O local conta ainda com bilheteria, sanitários, prédio administrativo e setor de apoio. O caminho até a estação de trem de Deodoro da Supervia será feito por uma passarela de 236 metros quadrados com rampas de acessibilidade e escadas.


BRT Transbrasil na reta final

As obras do BRT Transbrasil estão sendo finalizadas. No total, serão 18 estações, quatro terminais (Deodoro, Margaridas, Missões e o intermodal Gentileza) e mais 22 intervenções, como viadutos e alargamentos de pistas, ao longo de 26 km. A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Infraestrutura, retomou a obra do BRT Transbrasil em agosto de 2021.

“O Terminal Deodoro faz a integração não só com a Transolímpica e com o futuro corredor da Transbrasil, mas também com os trens da Supervia. É um terminal com total acessibilidade, com elevadores e rampas, todo sinalizado e muito confortável para a população” – afirmou a secretária de Infraestrutura, Jessick Trairi.

Linhas de BRT com embarque e desembarque no Terminal Deodoro:


- 51 (Terminal Deodoro x Terminal Recreio parador)

Horário: Todos os dias, das 4h à 0h

Trajeto: Terminal Deodoro; estação Vila Militar; estação Magalhães Bastos; estação Padre João Cribbin; estação Marechal Fontenelle; estação Boiúna; estação Outeiro Santo; estação Colônia; estação Ventura; estação Leila Diniz; estação Asa Branca; estação Minha Praia; estação Morro do Outeiro; estação Riocentro; estação Olof Palme; estação Ilha Pura; estação Tapebuias; estação Catedral Recreio; Terminal Recreio.


- 52 (Terminal Deodoro x Alvorada parador)

Horário: Seg. a Sexta: das 4h às 9h e das 16h às 21h10

Sábado: das 4h às 9h e das 16h à 0h

Domingo: das 4h às 9h e das 16h às 21h

Trajeto: Terminal Deodoro; estação Vila Militar; estação Magalhães Bastos; estação Padre João Cribbin; estação Marechal Fontenelle; estação Boiúna; estação Outeiro Santo; estação Colônia; estação Ventura; estação Leila Diniz; estação Asa Branca; estação Minha Praia; estação Morro do Outeiro; estação Parque Olímpico; estação Rio 2; estação Rede Sarah; estação Centro Metropolitano; estação Via Parque; estação Aeroporto de Jacarepaguá; estação Lourenço Jorge; e Terminal Alvorada.


O que muda na operação do BRT nas linhas do corredor Transolímpica:

A linha 52, que ia do Alvorada até a Vila Militar, foi estendida até Deodoro.

A linha 51, que seguia do Recreio até Vila Militar, também foi estendida até Deodoro.

Substituição da frota da linha 50, Terminal Centro Olímpico x Jardim Oceânico parador, por articulados – era com ônibus do tipo padron. A linha deixa de passar nas estações Minha Praia e Morro do Outeiro.


Confira o plano operacional das novas linhas de ônibus convencionais urbanos:


653: Méier x Terminal Deodoro

Partidas:

Praça Seca: Manhã – 6h / Tarde – 17h15

Terminal Deodoro: Manhã – 6h45 / Tarde – 18h15

Itinerário: Terminal Deodoro, Estação Marechal Hermes, Rua João Vicente, Madureira, Cascadura, Estação Quintino, Piedade, Engenho de Dentro, Rua Dias da Cruz, Méier.


764: Catiri x Terminal Deodoro

Partidas:

Catiri: Manhã – 6h / Tarde – 16h30

Terminal Deodoro: Manhã – 7h / Tarde – 17h30

Itinerário: Catiri, Jardim Bangu, Cancela Preta, Avenida Brasil (Batan), Terminal Deodoro.


765: Mendanha x Terminal Deodoro

Partidas:

Mendanha: Manhã – 5h30 / Tarde – 17h15

Terminal Deodoro: Manhã – 7h / Tarde – 18h45

Itinerário: Mendanha, Carobinha, Guandu do Sena, Complexo de Gericinó, Vila Kennedy, Avenida Brasil, Terminal Deodoro.


SV783: Praça Seca x Terminal Deodoro

Partidas:

Praça Seca: Manhã – 6h / Tarde – 17h15

Terminal Deodoro: Manhã – 6h45 / Tarde – 18h15

Itinerário: Terminal Deodoro, Estação Marechal Hermes, Hospital Carlos Chagas, Vila Valqueire, Praça Saiqui, Rua Luiz Beltrão, Praça Seca.


788: Campo Grande x Terminal Deodoro (via Bangu)

Partidas:

Campo Grande: Manhã – 5h30 e 6h30 / Tarde – 16h30 e 17h30

Terminal Deodoro: Manhã – 7h e 8h / Tarde – 18h e 19h

Itinerário: Rodoviária de Campo Grande, Avenida Santa Cruz, Viaduto de Bangu, Ponto Chic, Rua Marechal Marciano, Estação Realengo, Viaduto de Magalhães Bastos, Vila Militar, Terminal Deodoro.


796: Campo Grande x Terminal Deodoro (via Mendanha)

Partidas:

Campo Grande: Manhã – 5h; 5h30; e 6h / Tarde – 15h30; 16h30 e 17h30

Terminal Deodoro: Manhã – 6h15; 6h45 e 7h15 / Tarde – 17h15; 18h e 19h

Itinerário: Rua Aracaju, West Shopping, Estrada do Mendanha, Avenida Brasil, Vila Kennedy, Terminal Deodoro.


798: Campo Grande x Terminal Deodoro (via Posse)

Partidas:

Campo Grande: Manhã – 4h45; 5h15 e 5h45 / Tarde – 16h; 17h e 18h

Terminal Deodoro: Manhã – 6h; 6h30 e 7h / Tarde – 17h30; 18h30 e 19h30

Itinerário: Rua Aracaju, West Shopping, Estrada da Posse, Santíssimo, Estrada do Quafá, Avenida Brasil, Vila Kennedy, Terminal Deodoro.


Fotos: Marcos de Paula e Beth Santos/Prefeitura do Rio

 

Torne-se um doador por apenas R$ 1 por mês. Nos ajude a manter vivo o jornalismo local. Mais informações de como fazer a doação, clique AQUI.


O Sulacap News também está no Facebook, Instagram e Twitter. Se quiser receber notícias em primeira mão, basta ingressar no grupo NOTÍCIAS DO SULACAP NEWS. Para se cadastrar, basta acessar os link abaixo:


Comentários


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

bottom of page