BRT da Transolímpica ganha novos articulados e divulgados horários atualizados de todas as linhas
Veículos começaram a circular pela Transolímpica, que teve todas as estações reformadas
Foram entregues nesta sexta-feira (16), os primeiros novos ônibus do sistema BRT e a Transolímpica foi o primeiro corredor escolhido para receber a frota de veículos comprada pela Prefeitura para rodar nos corredores de BRT. No total, 48 veículos (33 articulados e 15 do tipo padron) foram apresentados. O corredor Transolímpica transporta, em média, 24 mil passageiros diariamente, novos horários foram divulgados e linhas foram descontinuadas (confiram no final da matéria). Além dos novos BRTs, a linha também teve todas as suas 17 estações reformadas e os três terminais revitalizados, por meio da Secretaria de Transportes e da Mobi-Rio.
"Esse é só o primeiro exemplo daquilo que vai acontecer com o sistema BRT na cidade do Rio de Janeiro a partir de agora. Chegaram os primeiros ônibus e a Transolímpica passa a operar só com ônibus novos. Vão chegar mais articulados até março", afirmou o prefeito Eduardo Paes.
Os antigos articulados usados nas linhas da Transolímpica serão remanejados para os corredores Transoeste e Transcarioca até a chegada do restante da nova frota, já comprada pela Prefeitura.
"Queria fazer um apelo. O ônibus é da população, foi comprado com dinheiro público e se as pessoas não cuidarem é burrice. Todo ônibus que estragar, todo problema que tiver e cada coisa que for danificada é o imposto pago pela população carioca que vai pagar esta conta. Cuidem do BRT", ressaltou Paes.
Os novos articulados são da multinacional brasileira Marcopolo, com chassis da fabricante Volvo e capacidade para transportar até 181 passageiros. Já os modelos de ônibus padron têm carroceria da Caio com chassis da Volkswagen e capacidade para 85 passageiros.
"Hoje, a gente começa um novo momento na história do transporte no Rio de Janeiro, com a reinauguração do primeiro corredor, na Transolímpica, com ônibus novos, com nova tecnologia, mais frequência e mais conforto. É uma grande vitória. Foram dois anos de muito trabalho para trazer essa melhoria para a população", afirmou a secretária de Transportes, Maína Celidonio.
Tanto os articulados quanto os do tipo padron contam com moderna tecnologia, como sistema de próxima parada, com aviso por meio de dispositivos audiovisuais que alertam sobre as próximas estações, portas reforçadas, ar-condicionado, aviso sonoro de fechamento das portas de embarque e desembarque, sistema que impede o movimento do ônibus enquanto as portas estiverem abertas, rampas de acessibilidade e tomadas USB em todas as poltronas.
Os novos modelos ainda são equipados com circuito fechado de TV, que permite ao motorista visualizar as imagens das câmeras internas do veículo. Além disso, a cabine é segregada para o motorista com botão de pânico e cálculo para vazão de ar-condicionado, sistema de comunicação aos passageiros com microfone instalado, câmera de marcha à ré e sistema de iluminação diferenciada, com cromoterapia no interior do veículo.
Uma novidade nos modelos padron é o piso elevado, já adaptado à plataforma do BRT, e portas dos dois lados do veículo. Além das duas para embarque e desembarque de passageiros nas estações, há duas de emergência do lado direito.
"Essa é, sem dúvida, uma das maiores emoções da minha vida, poder participar desse momento histórico de retomada do BRT, com a dignidade que a população carioca merece. Agradeço ao prefeito Eduardo Paes pela oportunidade", declarou a diretora presidente da Mobi-Rio, Claudia Secin.
Confira vídeo enviado pela Prefeitura, com pronunciamento do prefeito e imagens dos novos articulados:
Confiram novos horários e linhas descontinuadas:
Torne-se um doar por apenas R$ 1 por mês. Nos ajude a manter vivo o jornalismo local. Mais informações de como fazer a doação, clique AQUI.
O Sulacap News também está no Facebook, Instagram e Twitter. Se quiser receber notícias em primeira mão, basta ingressar no grupo NOTÍCIAS DO SULACAP NEWS. Para se cadastrar, basta acessar os link abaixo:
Telegram: https://t.me/sulacap
Comments