top of page
Foto do escritorDa Redação

Aluna de colégio estadual na Zona Oeste conquista Troféu Meninas na Ciência

Maria Eduarda Chaves, estudante do Ciep 223 Olympio Marques dos Santos, venceu o concurso com um trabalho sobre mulheres negras


Mais uma grande conquista para a rede estadual de ensino. Maria Eduarda Chaves, do Ciep 223 Olympio Marques dos Santos, de Santíssimo, conquistou, no último dia 8 de outubro, o primeiro lugar no Troféu Meninas na Ciência, uma ação que faz parte da grande mostra de ciências anual, promovida pela Univassouras. A jovem se destacou e venceu o concurso na categoria Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas, e o tema de seu trabalho foi ‘Mulheres Negras: quebrando rótulos’.

"Eu gostei muito de conhecer a universidade e ter o trabalho reconhecido. A apresentação foi maravilhosa. Foi bom demais ter as pessoas nos ouvindo, acrescentando e concordando com a nossa pauta, que é importante para mim e para outras meninas negras como eu. Foi especial ver que a gente foi reconhecida e saber que demos o primeiro passo para fazer essa mudança", afirmou a jovem, que estuda na turma 3006 do Ciep, na Zona Oeste do Rio.

A iniciativa é uma competição de cunho científico, com o objetivo de promover a aproximação do conceito de iniciação científica através da exposição de projetos científicos desenvolvidos por estudantes da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio e do 4º ano do Ensino Médio Técnico. Também foram contemplados projetos nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências da Saúde e Engenharias e Tecnologia.

"Eu me sinto orgulhosa da nossa aluna, que teve a iniciativa deste trabalho. Já foi gratificante quando ela foi convidada a participar, pois essa é nossa missão: levar os alunos longe, proporcionar qualidade e oportunidade a eles. Não posso deixar de agradecer ainda a professora Sonia Mendes, que orientou a aluna e tem sido incansável, ajudando nossa escola a conquistar medalha de bronze na Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteira e o 10° lugar nas Olimpíadas Digitais do Senac", comentou a orgulhosa diretora Adriana Cândida de Souza.

A terceira edição da Mostra foi um sucesso, contando com mais de 60 trabalhos selecionados para exposição que foram avaliados e concorreram nas categorias de Áreas de Estudo, Equipe, Individual e Meninas na Ciência. O evento promoveu um dia inteiro de troca de conhecimentos e inovação das diversas áreas de pesquisa. A exposição é uma iniciativa do setor de Comunicação e Marketing e da Pró-Reitoria de Extensão Universitária da instituição de Vassouras, cujo objetivo é levar a iniciação científica a todo o estado do Rio de Janeiro, incentivando o desenvolvimento de novos talentos e o avanço da ciência na região.

"Meu agradecimento a todos que estão envolvidos neste projeto e, em especial, à jovem Maria Eduarda. Educação se constrói e se faz com conhecimento e dados. É muito importante termos cidadãos formados para executarem projetos que proporcionem qualidade de vida e, consequentemente, fortaleçam a economia e aumentem também as possibilidades de atuação no mercado de trabalho. É hora de divulgarmos os bons resultados de nossa rede", destacou a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto.
 

Torne-se um doador por apenas R$ 1 por mês. Nos ajude a manter vivo o jornalismo local. Mais informações de como fazer a doação, clique AQUI.


O Sulacap News também está no Facebook, Instagram e Twitter. Se quiser receber notícias em primeira mão, basta ingressar no canal NOTÍCIAS DO SULACAP NEWS. Para se cadastrar, basta acessar os link abaixo:


Whatsapp - clique AQUI

Comments


Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

bottom of page