A Festa da Palavra: Parque Realengo receberá a 1ª Feira Literária entre 13 e 15 de dezembro
Evento que terá palestras, oficinas e o lançamento do Torneio Mundial de Artes Cerebrais Mistas, tem apoio oficial da Secretaria Executiva do Rio Capital Mundial do Livro 2025 e presença confirmada de Isabel Werneck na abertura do evento.
Prepare-se para uma imersão no mundo da leitura e da cultura! A I Feira Literária Parque Realengo (FLIPR) chega para transformar Realengo em um grande polo literário, com uma programação rica e diversa, nos dias 13, 14 e 15 de dezembro, das 9h às 20h, no Parque Realengo Jornalista Susana Naspolini e na Nave do Conhecimento de Realengo. Autores que desejarem realizar suas sessões de autógrafos e editoras que quiserem participar da feira tem até o dia 10 de novembro para fazer suas inscrições pelo Instagram @feiraliterariaparquerealengo.
A I FLIPR, idealizada pela jornalista, escritora, psicanalista e CEO na A Casa da Escrita, assessoria de imprensa para escritores, Tamyris Torres, é um marco para a comunidade, promovendo a leitura, o acesso à cultura e o desenvolvimento da região. O evento, que conta com o apoio oficial da Secretaria Executiva do Rio Capital Mundial do Livro 2025, faz parte da programação oficial do Rio Capital Mundial do Livro, uma iniciativa da UNESCO.
A organização da feira ainda conta com Natália Insuelas é psicóloga, pesquisadora e psicanalista, diretora do Centro de Psicologia & Saúde do Cérebro, da 1ª Escola do Pensamento Fora do Padrão / Ensino Superior por Outro Caminho; e Luana de Andrade, criadora de conteúdo literário no perfil Lidos da Luana, e graduanda de Publicidade e Propaganda. UniSãoJosé e o Colégio Realengo são patrocinadores masters do evento.
A feira oferecerá uma experiência única para todas as idades, com atividades como palestras e debates com autores renomados, nomes de peso da literatura brasileira, abordando temas relevantes e instigantes; oficinas literárias para crianças e adolescentes: Despertando o amor pela leitura e desenvolvendo a criatividade dos pequenos; show de música e apresentações artísticas, celebrando a cultura e a arte com um toque especial; livrarias, autores, editoras e espaços de venda de produtos culturais, para encontrar aquele livro especial ou presentear alguém com um item único; e exposições e atividades interativas: Promovendo o conhecimento e a interação com o mundo literário.
A I FLIPR também contará com uma batalha de poesia falada comandada pelo Slam Operário, de Bangu, no dia 14 de dezembro, no Anfiteatro do Parque Realengo. Além de receber alunos do Colégio Pedro II para apresentações do Coral Feminino, Camerata de Violões e Chorões do CP2, do campus Realengo, entre outros projetos como o grupo Corpo, Voz e Tambor que trabalha com jongo, maculelê e samba de roda. A FLIPR receberá a orquestra Corda Solta da escola Fino da Música, de Sulacap. O Instituto Federal do Rio de Janeiro, IFRJ, campus Realengo, também está na programação oficial da feira como apoiador, bem como a Academia Brasileira de Literatura de Cordel homenageando Luiz Gonzaga e a literatura popular brasileira com uma exposição de cordeis durante os três dias de evento.
O evento tem uma grande importância social, cultural e econômica para a região da zona oeste do Rio de Janeiro, impulsionando a leitura, estimulando o desenvolvimento cultural, gerando renda para os comerciantes locais e promovendo o turismo e a integração da comunidade. Editoras como a Paulus, Sinna, Metaficção Editorial, Trovoada e MAR estarão presentes trazendo seus escritores e publicações.
Vaquinha online para arrecadar doações para a FLIPR
Contando apenas com a verba gerada das inscrições de autores e editoras, apesar de ocupar um espaço público, a organização lançou recentemente uma vaquinha online para arrecadar doações de quem desejar colaborar de alguma forma para o crescimento de oportunidades e possibilidades. Com doações que começam a partir de R$5 já é possível colaborar com o evento que é uma iniciativa de três mulheres da região da zona oeste que desejam realizar uma transformação social por meio da literatura. Interessados podem acessar https://www.vakinha.com.br/5170693 ou fazer a doação diretamente pela chave pix 5170693@vakinha.com.br
“Acreditamos no poder transformador da leitura e queremos levar essa experiência para todas as idades em Realengo. A FLIPR é um sonho que se torna realidade, e esperamos que a comunidade se junte a nós para celebrar a literatura, a cultura e o conhecimento. A FLIPR proporcionará uma oportunidade única para marcas e empresas se conectarem com um público engajado e apaixonado por leitura e cultura. Se você busca visibilidade, reconhecimento e uma plataforma para promover seus produtos e serviços, a FLIPR é a oportunidade perfeita”, argumenta Tamyris Torres, idealizadora da I FLIPR.
1º Torneio Mundial de Artes Cerebrais Mistas na FLIPR
O UFI - Universo Focado em Ideias, das famílias Maia & Rosengarten, anuncia o lançamento do 1º Torneio Mundial de Artes Cerebrais Mistas, uma iniciativa inédita da 1ª Escola do Pensamento Fora do Padrão / Ensino Superior por Outro Caminho, com patrocínio da escola de artes marciais do lutador do UFC, Demian Maia. O evento, que visa promover o desenvolvimento do pensamento crítico e a comunicação eficiente, será apresentado ao público durante a FLIPR - Feira Literária Parque Realengo, no dia 15 de dezembro, às 14h, na Nave do Conhecimento de Realengo, parceiro oficial da FLIPR.
O torneio desafia os participantes a responderem a três questões com respostas de uma única palavra, além de passarem por uma entrevista. Os 10 primeiros classificados serão treinados como Gladiadores Nômades Verbais na 1ª Academia de Artes Cerebrais Mistas, para participarem dos combates do 1º Torneio Mundial de Artes Cerebrais Mistas, que acontecerá em várias cidades do Brasil e do Mundo.
A primeira edição será um marco na FLIPR, em Realengo. O grande prêmio para o vencedor do torneio é a aprovação no vestibular da 1ª Escola do Pensamento Fora do Padrão / Ensino Superior por Outro Caminho, abrindo portas para um novo caminho de aprendizado e desenvolvimento pessoal.
"O torneio é uma oportunidade única para desafiar seus limites e expandir seus horizontes. Acreditamos que o pensamento crítico e a comunicação eficiente são essenciais para o sucesso em qualquer área da vida", afirma Guto Maia, Neuropsicopedagogo clínico e institucional, professor convidado da pós-graduação da Ensp/Fiocruz e fundador da 1ª Escola do Pensamento Fora do Padrão / Ensino Superior por Outro Caminho.
Um espaço para fortalecer a comunidade
Realengo, como muitas comunidades, enfrenta a barreira da desigualdade no acesso à cultura. A I FLIPR se torna um instrumento fundamental para mudar essa realidade, oferecendo atividades para todas as idades, desde contação de histórias para crianças até debates com autores renomados. A I FLIPR é um espaço para reunir moradores, autores, editoras, livreiros e amantes da literatura, celebrando a rica cultura local e promovendo a integração em torno do amor pelos livros.
O evento, com suas atividades lúdicas e interativas, despertará o interesse pela leitura em crianças e jovens, plantando a semente da curiosidade e do conhecimento que florescerão ao longo da vida, construindo um futuro mais consciente e crítico. A Feira Literária Parque Realengo coloca Realengo no mapa da literatura, fortalecendo a identidade cultural da região e contribuindo para a construção de um futuro mais rico e vibrante. Trata-se de um investimento na comunidade, um presente para os moradores e uma promessa de um futuro mais literário e culturalmente rico para Realengo.
A imortal Rosiska Darcy de Oliveira, Patrona da FLIPR 2024, celebra democracia e liberdade de expressão em Realengo
A Feira Literária Parque Realengo (FLIPR) terá como patrona homenageada a imortal da Academia Brasileira de Letras, a escritora e ensaísta Rosiska Darcy de Oliveira. A cerimônia de homenagem acontecerá no dia 13 de dezembro, na Nave do Conhecimento de Realengo, das 16h às 17h30, marcando a data simbólica dos 56 anos do Ato Institucional nº 5 (AI-5), período em que Rosiska foi forçada ao exílio durante a ditadura militar.
A escolha de Rosiska Darcy de Oliveira como patrona da FLIPR reafirma o compromisso da feira com a defesa da democracia, liberdade de expressão e o acesso à cultura. Em sua trajetória, a escritora se tornou uma importante voz em defesa dos direitos humanos, da educação e da igualdade de gênero.
Na ocasião, Rosiska conversará com o público sobre temas como democracia, liberdade de expressão e o papel da literatura na sociedade. A presença da escritora é uma oportunidade única para os moradores de Realengo e região debaterem questões cruciais para o país e a construção de um futuro mais justo e democrático.
Nascida no Rio de Janeiro em 1944, Rosiska é membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) e autora de importantes obras que abordam temas como educação, feminismo, cultura e política. Sua trajetória é marcada por uma profunda luta em prol dos direitos humanos e da democracia, tanto em terras brasileiras quanto no exílio, período em que se dedicou à educação e à pesquisa.
Participantes confirmados na programação oficial I FLIPR
Renato Noguera - professor doutor em Filosofia
Simone Ricco - mestra em Letras pela UFF, docente da Rede Municipal de Educação e da Pós-graduação em História da África e Diáspora Atlântica
Arassari Pataxó - liderança indígena, coordenador de projetos e professor
André Mansur - jornalista, memorialista, escritor de 20 livros já tendo atuado em diversos veículos de comunicação do país
Wagner Mattos - educador, ativista antirracista e jongueiro
Nielson Rosa Bezerra - pós-doutor e coordenador do Programa de Pós Graduação em Educação, Cultura e Comunicação nas Periferias UERJ
Ana Beatriz Soeiro - psicóloga, pós-graduanda em neuropsicologia, pesquisadora do campo de saúde mental da população preta no Brasil
Xawdrê - escritor, cosplayer, poeta, modelo e palestrante
Gisele Andrade - professora de Língua Portuguesa e educadora
Laís Silveira Costa - professora e co-coordenadora da Especialização em Direitos Humanos, Saúde, Acessibilidade e Inclusão da ENSP/Fiocruz
Daniel Gonçalves - ator, diretor e produtor.
Maria de Fátima Lima Santos - antropóloga, professora e coordenadora do grupo de Estudo e Pesquisa ORI- Grupo de Estudo e Pesquisa em Raça, Gênero e Sexualidade/CNPq.
Pedro Rosengarten Baptista - membro da comunidade de talentos da ONU e fundador da 1ª Escola do Pensamento Fora do Padrão.
José Augusto Maia Baptista - neuropsicopedagogo clínico e fundador da 1ª Escola do Pensamento Fora do Padrão.
Torne-se um doador por apenas R$ 1 por mês. Nos ajude a manter vivo o jornalismo local. Mais informações de como fazer a doação, clique AQUI.
O Sulacap News também está no Facebook, Instagram e Twitter. Se quiser receber notícias em primeira mão, basta ingressar no canal NOTÍCIAS DO SULACAP NEWS. Para se cadastrar, basta acessar os link abaixo:
Whatsapp - clique AQUI
Telegram: https://t.me/sulacap
Comments