Nasce nos anos de 1970, a primeira ciclovia do Rio em Sulacap
O Jardim ainda guarda hoje características rurais, mas não ao ponto de encontrar um grande número de vacas no meio da Av. Alberico Diniz, como era fácil nos anos 70.
Foi em 1972 que o bairro ganhou a ciclovia. Para dar melhor passagem aos ônibus e carros, a Avenida-Parque Alberico Diniz sofreu modificação. Assim, foi criada uma nova avenida. "Aproveitando a via de acesso às casas, nasceu a 1.ª ciclovia do Estado em 1972, talvez a 1.ª do Brasil", ressaltou educador Emilson Moreira.
Hoje, ainda que faça parte do Mapa Cicloviário, a ciclovia passa despercebida, precisando de cuidado. Na época da inauguração, a pista auxiliar que beira a estrada principal tinha pintado duas linhas laranjas em paralelo desde a altura da Rua Alagoinha até a Avenida Carlos Pontes. Com o tempo e sem manutenção, as linhas de apagaram.
Hoje em dia, o senso comum chama a pista auxiliar de ciclovia, mas na verdade a via era compartilhada com um espaço delimitado para ciclistas.
No entanto, nada muda o inedistismo do Jardim Sulacap em disponibilizar uma ciclovia a população.
Texto retirado (e adaptado) do blog Jardim Sulacap Bairro Sustentável de Emilson Moreira.