FISIOnews | O que é a ventosaterapia?
- Leandro Borges - Fisioterapeuta
- 20 de mai. de 2019
- 1 min de leitura

Muito se observou durante as olimpíadas do Rio de Janeiro que alguns atletas apareceram com marcas roxas e arredondadas pelo corpo, principalmente quando apareceu o nadador norte-americano Michael Phelps. O tratamento é uma técnica utilizada pela medicina tradicional chinesa, vem sendo muito utilizada pelos fisioterapeutas, é a ventosaterapia.
O copo da ventosa possui uma válvula que permite a entrada de ar, realizando um vácuo dentro da ventosa, o que diminui a pressão atmosférica sobre a pele, criando uma pressão negativa, o que estimula o movimento celular. Sendo assim, a pele conseguirá eliminar maior quantidade de gases e toxinas do sangue, melhorando a circulação local.
Hoje em dia é bastante indicado o tratamento na estética para combater celulite e estrias, e na ortopedia para tratamento dentro da fisioterapia para problemas musculares e também para alívio de dores na coluna, principalmente quando o objetivo é relaxar a musculatura, com ótimos resultados. A ventosa poderá ser realizada para ter um efeito massagem, lubrificando o local com um creme e deslizando os copos em superfícies grandes como as costas e coxas.
Enquanto existe marca no corpo causada pelas ventosas é sinal que ainda há o tratamento, e quanto mais escura apresentar a marca arredondada, é aonde terá que ter maior atenção, pois é uma área de tensão e inflamação.
Quais as contraindicações para aplicação?
- Infecção;
- Trombose venosa profunda;
- Tromboflebite;
- Edema agudo;
- Feridas na pele;
- Micoses;
- Febre;
- Psoríase.
Converse com seu fisioterapeuta para saber qual a melhor forma de tratamento!
Leandro Borges é Fisioterapeuta e Instrutor de Pilates
Pós-graduado em Traumato-ortopedia com ênfase em Terapias Manuais.
Email: leandrorjfisio@hotmail.com
Blog do Facebook: Fisiot. Leandro Borges
Contato: 99550-9212 ( whatsapp )
Comentários