FISIOnews | Rizartrose ou artrose do polegar
A rizartrose é uma degeneração da base do polegar, próxima ao punho, podendo ou não haver presença de osteófito (bico de papagaio). A articulação afetada é a do trapézio com o primeiro metacarpo. Com esse desgaste, a articulação que possui uma cartilagem para facilitar o deslizamento, passa então a não deslizar com facilidade, diminuindo a mobilidade e a nutrição do polegar.
O problema pode gerar na pessoa dor, limitação no movimento, edema, deformidade, diminuição de força no polegar . Algumas tarefas em casas com o tempo começam a ficar mais difíceis, até mesmo escrever no papel, girar uma chave na porta, cortar alimentos ou cumprimentar alguém apertando a sua mão.
Normalmente a causa é desconhecida, mas existem alguns fatores que podem influenciar, são eles:
- Idade;
- sexo;
- Genética;
- Trauma;
-Obesidade;
- Uso excessivo da articulação.
A fisioterapia tem bons resultados através de alguns recursos analgésicos, aliviando as dores do paciente e devolvendo a mobilidade articular, deixando o polegar mais funcional, o que é muito importante quando se trata de uma articulação bastante utilizada. O uso de uma tala poderá ser indicada quando o objetivo for o repouso ou a correção articular, imobilizando a base do polegar, assim como o uso de medicamento para analgesia, prescrito pelo ortopedista.
Na falha do tratamento conservador a cirurgia poderá ser indicada, podendo ser realizada a trapezectomia total (retirada do osso trapézio), ou a substituição total da articulação trapézio-metacarpiana, com a colocação de uma prótese. Algumas vezes o cirurgião poderá optar pela artrodese, que é a fixação da articulação, perdendo um pouco funcionalidade do polegar.
Em casa temos duas opções com bons resultados, sendo a bolsa de gelo ou de água quente as mais usadas. O gelo deve ser usado quando existe a dor, inchaço, vermelhidão, e o aumento da temperatura local, ou seja, na inflamação da articulação. Já a bolsa de água quente poderá ser colocada na ausência de todos os sinais já ditos, e usada somente para alívio da dor e aumento da vascularização e consequentemente melhora da mobilidade. Não coloque a bolsa de água quente com existe sinais inflamatórios, principalmente logo após a alguma lesão dentro das primeiras 24 horas.
Leandro Borges é Fisioterapeuta e Instrutor de Pilates, Pós-graduado em Traumato-ortopedia com ênfase em Terapias Manuais.
Email: leandrorjfisio@hotmail.com
Blog do Facebook: Fisiot. Leandro Borges
Link: https://pt-br.facebook.com/fisiot.leandroborges/
Contato: 99550-9212 ( whatsapp )
*Atendimento domiciliar