FISIOnews | Síndrome da banda iliotibial ou joelho do corredor
A síndrome da banda iliotibial é uma lesão que gera dor na lateral do joelho, devido a uma inflamação do trato iliotibial, uma estrutura que pega toda a lateral da coxa, chegando abaixo da linha articular do joelho.
Normalmente essa lesão está ligada a um erro na biomecânica durante o movimento, principalmente nas pessoas que possuem os joelhos valgos (pernas em tesoura), ou seja, os joelhos se posicionam para dentro.
A dor surge durante a flexão e extensão do joelho, praticando uma corrida ou caminhada, principalmente em terrenos inclinados e rígidos. A região lateral da coxa apresenta-se rígida e possivelmente encurtada, podendo ser relatado pela pessoa uma sensibilidade à palpação.
A banda iliotibial tem sua função estabilizadora do joelho, com sua origem na espinha ilíaca ântero-superior e sua inserção na tíbia, mas precisamente no tubérculo de Gerdy. É no côndilo femoral lateral que a banda entra em atrito, acarretando uma inflamação local.
Algumas vezes o problema surge com a fraqueza do glúteo médio, músculo que se localiza no bumbum, sendo que ele tem a função de estabilizar o quadril. Caso esse músculo esteja fraco, haverá uma predominância na queda do quadril, forçando a região do joelho e inflamando.
Quais são as dicas tanto preventivamente como para tratamento?
- Alongue bem os músculos, principalmente o trato iliotibial;
- Fortalecimento dos glúteos médios (procure ajuda profissional);
- Massagem na região lateral da coxa;
- Evite fazer treinos em terrenos irregulares;
- Caso sinta dor, diminua a intensidade dos seus treinos;
- Faça uma avaliação da sua pisada, importante usar calçado adequado para seu tipo de pisada.
Como alongar a banda iliotibial ?
Na figura abaixo, o modelo projeta o quadril afetado para o lado da parede, com os joelhos esticados, alongando toda a lateral da coxa, diminuindo a tensão da banda iliotibial.
A dica em casa, persistindo a dor, mesmo tomando os devidos cuidados, é o do gelo, que pode ser realizado todos os dias, 20 minutos durante 3 vezes ao dia. Se mesmo assim não houver melhora, procure um fisioterapeuta para melhor avaliar e tratá-lo.
Leandro Borges é Fisioterapeuta e Instrutor de Pilates, Pós-graduado em Traumato-ortopedia com ênfase em Terapias Manuais.
Contato: 99550-9212 ( whatsapp )
Email: leandrorjfisio@hotmail.com
Blog do Facebook: Fisiot. Leandro Borges