FONOnews | Aparelhos Auditivos
A audição é um dos sentidos humanos que é base para o desenvolvimento da nossa comunicação oral, para a aquisição e o desenvolvimento da linguagem verbal. Diversas patologias e até maus hábitos, podem gerar uma perda de audição, e é cada dia mais comum o uso de dispositivos eletrônicos para tentar minimizar os efeitos negativos que a perda de audição causa no dia a dia de quem a possui.
Os aparelhos adutivos são uma opção de dispositivo para esta população. Sua principal função é amplificar o som, por isso ele é composto basicamente por um microfone, um amplificador e um receptor.
O microfone capta a onda sonora e o transforma em um sinal elétrico, que vai direto para o amplificador, que então aumenta a potencia desses sinais e enviam para o ouvido do paciente através do receptor.
Essa estrutura é básica para todos os aparelhos, porém existe uma grande variação de tecnologia de acordo com marca, modelo, tipo e grau da perda auditiva.
Abaixo estão alguns exemplos:
Com a tecnologia, os aparelhos auditivos também evoluíram, hoje temos aparelhos que se comunica através do Bluetooth com outros dispositivos eletrônicos. É possível conectar seus aparelhos com a sua televisão, seu computador e até seu celular, fazendo que os sons desses dispositivos sejam ouvidos direto no seu aparelho, sem fios ou qualquer tipo de outro acessório.
O teste, a adaptação e os ajustes dos aparelhos auditivos são feitos por um fonoaudiólogo, e a indicação e o diagnóstico médico são feitos pelo otorrinolaringologista.
Para saber mais, acesse no Instagram @fonofala.