FISIOnews | Síndrome do Piriforme x dor ciática
O músculo piriforme fica situado na região glútea (nádega), sendo que sua ação é rodar externamente a coxa. Já o nervo ciático, é o maior nervo do corpo humano, tem as suas raízes nervosas de L4, L5, S1, S2 e S3, saindo da coluna lombar, passa por baixo do músculo piriforme, e se direciona para o membro inferior, isso de ambos os lados.
A ciatalgia, causada pela síndrome do piriforme, é uma dor ao longo do curso do ciático, o músculo piriforme pode entrar em espasmo, pressionando o nervo, a dor é profunda, originada na altura da nádega, que pode irradiar para posterior da coxa, podendo chegar ao pé. Não podemos confundir com a lombociatalgia, que é uma dor que se origina na coluna lombar irradiando para as pernas, afetando o nervo ciático. O percurso da dor poderá ser o mesmo, o que diferencia é a origem dela. A anatomia do corpo humano permite isso, pela proximidade do nervo ciático com o músculo.
A dor pode aparecer após ficar muito tempo sentado, principalmente com as pernas cruzadas, e ao se levantar para ficar em pé.
Durante as caminhadas intensas com subidas em terrenos irregulares, a dor poderá surgir em queimação ou pontada, com a presença de formigamento ou não, na região glútea.
Algumas pessoas andam mancando, pois a presença de dor, faz com que ela se proteja, não forçando a área que incomoda.
Durante a gravidez, também pode ocorrer, para melhorar acomodação do bebê, acontece o alargamento pélvico, ocasionando esta síndrome.
Durante a avaliação, o paciente vai relatar dor à palpação no ventre muscular da região glútea, já que a musculatura está em espasmo e o nervo inflamado, e como consequência a dor pode se irradiar para o membro inferior.
Lembrando que na síndrome do piriforme nem sempre afeta o nervo ciático, a dor pode ser isoladamente no músculo.
Quais as causas mais comuns da síndrome do piriforme?
- Trauma direto no local; - Hipertrofia do músculo piriforme; - Pisada errada; - Outros.
Normalmente o tratamento conservador tem ótimos resultados, através da fisioterapia, principalmente utilizando como recurso o calor superficial, associado a técnicas manuais e alongamentos.
A automassagem com bola de tênis é uma boa escolha para relaxar, colocando a bolinha no ponto de dor e fazendo movimento circulares no ventre muscular.
Pergunte ao seu fisioterapeuta, como alongar o seu músculo piriforme em casa, com segurança, assim poderá realizar os alongamentos e acelerar a sua recuperação.
Caso não tenha sucesso com o tratamento conservador, seu médico poderá optar por infiltração, e em último caso uma ressecção da músculo piriforme para liberar o nervo ciático de um encarceramento.
Leandro Borges é Fisioterapeuta e Instrutor de Pilates, Pós-graduado em Traumato-ortopedia com ênfase em Terapias Manuais.
Contato: 99550-9212 ( whatsapp )
Email: leandrorjfisio@hotmail.com
Blog do Facebook: Fisiot. Leandro Borges