FISIOnews | O que é artrite gotosa?
A gota é uma doença que afeta predominantemente os homens adultos, a partir dos 50 anos de idade, sendo que as mulheres dificilmente são afetadas. Existe certamente uma grande influência genética no desenvolvimento da gota, justificando a maior incidência entre parentes de primeiro grau.
A artrite gotosa, é uma doença do grupo das artrites, sendo caracterizada por inflamação e deposição de cristais de monourato de sódio, devido ao aumento do ácido úrico na circulação sanguínea e nas articulações. O ácido úrico, é uma substancia presente em nosso organismo, que surge da degradação da purina (aminoácido), que está presente em alguns alimentos.
A concentração de ácido úrico vai depender do equilíbrio entre a produção de urato e sua excreção. Quando existe altas concentrações de ácido úrico, vai resultar em aumento de cristais de monourato de sódio. A gota pode gerar cálculos renais e aumento de cristais nas articulações.
O aumento do ácido úrico pode ter um início sigiloso, permanecendo assintomático, sem acarretar problemas, sem apresentar manifestações.
Na artrite gotosa aguda, normalmente a primeira articulação afetada é metatarso-falangeana (grande artelho) , apresentando dor intensa, calor, vermelhidão e edema. A doença poderá evoluir para outras articulações, caso não seja controlada, se tornando um quadro poliarticular. As articulações mais acometidas são:
- Metatarso; - Tornozelos; - Calcanhares; - Joelhos; - Punhos; - Dedos; - Cotovelos.
Existem alguns fatores predisponentes, como alguns medicamentos, bebida alcoólica, traumatismos, diabetes, hipertensão, colesterol alto, obesidade e outros.
A crise pode ser resolvida espontaneamente em um período de 3 dias a algumas semanas. Logo após a crise inicia-se o período intercrítico, sem sequelas e um quadro assintomático.
As crises posteriores, serão mais frequentes e também mais duradouras, ou seja, mais grave, e podendo vir acompanhada de febre.
Se não tratar, poderá haver formação de tofos (formação nodular) no pavilhão auricular e nas articulações, que muitas das vezes esses tofos se ulceram, eliminando uma substância calcária ou pastosa.
Aproximadamente 90% dos pacientes com artrite gotosa apresentam alguma disfunção renal. Os cristais de ácido úrico podem causar uma nefropatia.
Então, caso já seja diagnosticado o problema, procure levar uma vida saudável, praticando atividade física, beba bastante água, evite bebida alcoólica, limite alimentos que contenham purina, e isso um nutricionista poderá melhor lhe orientar.
Leandro Borges é Fisioterapeuta e Instrutor de Pilates, Pós-graduado em Traumato-ortopedia com ênfase em Terapias Manuais.
Contato: 99550-9212 ( whatsapp )
Email: leandrorjfisio@hotmail.com
Blog do Facebook: Fisiot. Leandro Borges