Light detecta mais de 900 irregularidades de energia em Bangu
Ligações clandestinas queimam equipamentos e sobrecarregam rede de distribuição
As ligações clandestinas de energia, conhecidas como “gatos”, queimam equipamentos, causam curtos-circuitos ou até incêndios e interrupções de energia. Entre 01º e 08 de abril de 2018, a Light atendeu a 12 mil chamados em razão de interrupções, sendo o maior número de ocorrências registrado nas regiões onde se furta mais energia: as Zonas Norte e Oeste do Rio de Janeiro e a Baixada Fluminense.
Para combater esta prática, a Light realiza diariamente operações em sua área de concessão. Hoje, em ação concentrada em Bangu, Zona Oeste do Rio, 1.779 locais foram inspecionados e 921 irregularidades no consumo de energia foram detectadas. O índice de acerto foi de 51%, ou seja, a cada 100 clientes, 51 possuíam algum tipo de irregularidade.
Combate ao furto de energia
Muitas vezes, o fornecimento de energia é interrompido por causa da sobrecarga dos equipamentos. Preparados para atender o número de clientes regulares/formais, os transformadores acabam não suportando a demanda gerada pelos “gatos”. O furto de energia na área de concessão da Light corresponde a cerca de 40% sobre a carga distribuída para a rede de baixa tensão, o equivalente ao consumo do Espírito Santo, durante um ano. O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal, com pena de até oito anos de reclusão.
Denuncie
A Light conta com o apoio da população para denunciar o furto de energia. Basta entrar em contato pelos seguintes canais:
Site: http://www.riosemgatodeluz.com.br/Paginas/Denuncie.aspx
Disque-Denúncia: (21) 2253-1177
Redes Sociais: (twitter.com/lightclientes e facebook.com/lightclientes)
Disque-Light Emergência: 0800 021 0196.
E-mail: ouvidoria@light.com.br // 0800 284 0182 (diariamente, das 8hs às 18hs, exceto sábados, domingos e feriados).