ESTÉTICAnews | Envelhecimento x açúcar
O envelhecimento da pele envolve vários fatores, entre eles, a glicação. Mas o que é isso?
A molécula de açúcar no organismo promove ligação cruzada (cross linking), entre duas moléculas de colágeno ou de elastina, podendo ainda ligar colágeno com elastina, o que enrijece as fibras prejudicando a derme (por perda de elasticidade e força). Essa ligação forma o que chamamos de AGEs (produtos finais da glicação avançada). Os produtos finais são incapazes de se recuperarem. As rugas se instalam pois com o movimento natural da pele (expressões faciais por ex), as fibras enrijecidas perdem a função “craquelando” a pele. Esse processo é acelerado em todos os tecidos do corpo por excesso de açúcar no organismo e ainda é estimulado por raios UV.
Não é apenas a aparência externa que sofre com essa reticulação de açúcar e proteínas (a hemoglobina é uma proteína e ligada a um açúcar, perde a capacidade de transportar oxigênio) e é por isso que todos nós devemos estar conscientes do efeito geral do açúcar no organismo e não só para prevenção do envelhecimento.
Alimentação com alto índice glicêmico (balas, doces, refrigerantes), carboidratos (bolos, massas, tortas) e alimentos ricos em gorduras saturadas e trans prejudica a pele pois acelera o envelhecimento. Existem princípios ativos que são capazes de interferir nessa ação glicante na pele diminuindo o efeito, mas a dieta com diminuição de açúcares é fundamental na prevenção do envelhecimento precoce.
O uso de filtro solar também auxilia, mas falaremos dele em outro momento, o assunto é extenso...
Continuem acompanhando, até a próxima!
Silvana Rocha - Técnica em Estética, Linfoterapeura e Micropigmentadora (Formada pelo SENAC-RJ)
Dúvidas e perguntas: Redes sociais:
WhatsApp: 21 99369-7818 Facebook: Design da Pele Instagram: @designdapele