top of page
Gilberto L. Ferreira - Consultor

CONDOMÍNIOnews | Portaria Virtual: a harmonia nos condomínios deve ser buscada com persistência!


Uma alternativa que vem ganhando espaço é o serviço remoto de portaria. Por ser um serviço totalmente impessoal e de funcionamento em 24 X 7 (nível de serviço), tem inúmeras vantagens em relação aos modelos tradicionais.

Quando você tem um problema de interrupção de sinal da sua TV por assinatura, ou seu serviço de internet, telefonia, fornecimento de energia elétrica, ou até mesmo quando liga para o call center da loja em que adquiriu um produto e quer fazer uma reclamação, solicitar suporte, e até fazer elogios, é muito possível que o atendimento seja realizado por uma pessoa que não está fisicamente na empresa fornecedora do serviço ou produto, objeto do contato.

Não raro estas empresas terceirizam o serviço de atendimento aos seus clientes, e este atendimento passa ser realizado por outras empresas especializadas. Também não raro que as empresas terceiras por questões variadas se localizem fisicamente em endereços distantes de suas clientes, chegando a prestarem o serviço com equipes residentes em outros países. Hoje existem muitas empresas de atendimento aos clientes localizadas na índia por exemplo.

Isto é possível porque o atendimento ao cliente segue um script e dele os atendentes não podem sair. Aliás, é comum os atendentes serem distribuídos em níveis de atendimento ( nível 1, nível 2, nível N). Daí em muitos casos nos irritarmos com o que parece ser um “jogo de empurra” quando buscamos um atendimento para um assunto mais complexo!

O que para nós é um processo irritante, e de fato o é, no entanto no contexto do atendimento funciona muito bem porque por que os processos que margeiam estes serviços são detalhadamente elaborados para atenderem eficientemente a maioria dos clientes!

O serviço de portaria remota em muitos aspectos é parecido com os serviço de call center.

Funciona assim:

Quando um visitante ou fornecedor aciona o botão referente ao seu apartamento no interfone do seu prédio, na central de atendimento da empresa de portaria remota um atendente, porteiro remoto, é que realiza o contato em primeiro nível. Este profissional devidamente treinado para interagir com a pessoa entendendo qual a natureza de sua visita. Na sequencia é ele o porteiro remoto quem fará contato com você para solicita autorização de acesso para o visitante.

Autorizado o acesso, remotamente os portões do condomínio são liberados e o visitante pode então entrar no prédio. No entanto o serviço de portaria remota não acaba aí!

A partir do momento em que o visitante entra no prédio, ele passa a ser monitorado pelo sistema de câmeras que é conectado à central de portaria remota.

Havendo alguma inconformidade a empresa direciona para o local uma unidade de agentes de segurança ou em casos mais graves, aciona também a polícia.

Tudo isso obviamente respeitando os procedimentos de segurança estabelecidos pelo condomínio.

Procedimentos estes que obviamente sofrem variações em função das características de cada condomínio.

Outra vantagem deste serviço é que ao contrário dos sistemas usuais de autorização de acesso, seja realizado por Porteiros, Zelador/Porteiro, ou ainda simplesmente através do aparelho de interfone ligado diretamente a unidade, é que no caso da ausência do proprietário a responsabilidade da autorização do acesso, não mais fica a critério da sua ajudante domestica. Isto porque a central de portaria remota pode localizá-lo em qualquer parte do mundo. Por telefone, whatsApp, ou por aplicativo próprio.

Outra grande vantagem é a impessoalidade e transparência com que os processos são executados.

Até o próximo artigo.

Grande abraço!

Gilberto L Ferreira faz Assessoria, Gestão e Tecnologia para Condomínios.

Dúvidas e sugestões estou à disposição:

e-mails: srsindicoprof@gmail.com; gilberto@tecninfo.com.br

Facebook: @srsindicoprof; @ceftecninfo

Ajude a manter vivo o Jornalismo Local

Pedimos sua contribuição para mantermos um jornalismo profissional, valorizando informações qualificadas, contra fake news e dando voz a nossa região. Somente com seu apoio e ajuda financeira, conseguiremos continuar trabalhando para todos vocês, que confiam na nossa missão.

bottom of page