PETSnews | Gatos precisam tomar banho?
NÃO! A menos que seu amiguinho tenha alguma doença dermatológica que o banho faça parte do tratamento e o veterinário prescreva algum shampoo para tratá-lo, BANHOS EM GATOS DEVEM SER EVITADOS.
Os gatos são capazes de se higienizar sozinhos. O comportamento de se “EMBELEZAR” só é deixado de lado quando o animal está muito doente.
Durante o banho, até os mais tranquilos ficam com o coraçãozinho acelerado, e são pouquíssimos os que passam pelo processo do banho sem tentar fugir, morder ou arranhar.
O estresse desencadeia liberação de hormônios que aumentam a glicose no sangue, e na hora do banho é inevitável que isso aconteça. Também por conta do estresse, se o animal tiver algum problema cardíaco, pode não aguentar e vir a óbito.
Sedação ou anestesia podem colocar em risco a vida do seu animal e, se for realmente necessário, só pode ser feito pelo médico veterinário.
Juliana Manes é Médica veterinária formada pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2006), Pós graduada em clínica médica e cirúrgica de pequenos animais (2007), Curso de atualização em medicina felina (2015), Proprietária da Veterinaria Sulacap desde 03/05/2010.
Contatos: 3357-9933/ 3253-1449 / 96439-8215 (WhatsApp) Facebook: Juliana Manes Página Facebook: Veterinária Sulacap