Cidade das Artes recebe Pólo de Economia Criativa da Zona Oeste
A Cidade das Artes recebe, no dia 17 (domingo), a partir das 14h, o Polo de Economia Criativa da Zona Oeste, que realiza o I Festival Além da Zona Oeste (Falem da Zona Oeste). Em formato de roda de conversa, o Polo convida representantes de instituições culturais públicas, privadas e sociedade civil para, a partir do diálogo, ajudar a buscar soluções para a cidade e, em especial, à Zona Oeste. O Falem da Zona Oeste é também celebração. O Festival comemora os três anos de atividade do Polo Criativo da Zona Oeste na luta pela cidadania cultural na maior região da cidade
Durante o evento, serão apresentados dados recentes recolhidos na execução do “Escuta Zona Oeste - Edição Jacarepaguá”. Um processo de escuta territorial realizado em julho deste ano, no Espaço Cultural Escola Sesc. A ação contou com a participação de 55 agentes culturais de Jacarepaguá e pesquisadores culturais dos setores privado, público e sociedade civil e foi norteado por diversos desafios globais. Como pontos de partida para reflexões, produziu uma série de informações e dados sobre cidadania, criação, realização, mobilidade, direitos e hábitos culturais na Zona Oeste.
Além do caráter comemorativo, o Falem da Zona Oeste também contará com o apoio do Observatório de Favelas que, na ocasião, lança a pesquisa dos projetos “Oeste Carioca 2” e “Culturas de Periferia 2”, apresentando dados sobre Economia Criativa e práticas culturais na Zona Oeste.
Representantes de instituições como Cidade das Artes, Espaço Cultural Escola Sesc, Teatro Sesi Jacarepaguá, Ministério da Cultura, Secretaria de Estado de Cultura, Secretaria Municipal de Cultura e das Comissões de Cultura da Alerj e Câmara Municipal do Rio de Janeiro também participarão do evento.
Solução para Zona Oeste onde todos podem participar e fazer parte
O financiamento coletivo #VivaZonaOeste, também será finalizado durante o Falem da Zona Oeste. A campanha de arrecadação visa construir o Viva Zona Oeste, uma plataforma digital que vai integrar e gerar visibilidade para as ações criativas da maior região da cidade. Acessível no site: www.vinil69.com.br no #ChapeuVirtual.
As cotas de participação começam a partir do valor de R$ 100, que incluem: Acesso para gerar publicações no site ilimitadas ao longo do ano de 2018, como AGENDA COMUM para divulgar suas ações e conhecer ações de outros agentes, no seu próprio bairro, Inclusão no CATÁLOGO DIGITAL de forma interativa para divulgação e visibilidade, Participação no CLUBE DE VANTAGENS do Polo, com 10% DE DESCONTO em todas as ações do Polo.
- É uma oportunidade única de benefícios, que não será mais ofertada depois do dia 17 e uma oportunidade de sair do lugar de reclamação para o lugar da ação. É investir no seu próprio trabalho, para impulsionar a cultura na maior região da cidade do Rio de Janeiro - explica Vinicius Longo, coordenador do Polo de Economia Criativa da Zona Oeste.
PROGRAMAÇÃO:
14h - 14h30 - Credenciamento
14h30 - 15h Apresentação de Pesquisas
Observatório de Favelas: Oeste Carioca 2 +
Polo de Economia Criativa da Zona Oeste: Escuta Zona Oeste - Edição Jacarepaguá
15h - 16h30 - Apresentação de ações de cidadania cultural voltadas para a Zona Oeste com:
Jorge Freire - Minc/Secretaria Cidadania e da Diversidade Cultural
Valdineia Balthazar - Subsecretaria de Cultura do Estado/RJ
Nome à confrmar - Secretaria Municipal de Cultura/RJ
Bel Kutner - Diretora Artística da Cidade das Artes
Leonardo Minervini - Coordenador Geral de Cultura da Escola Sesc
Eliomar Coelho - Membro da Comissão de Cultura da Alerj
Reimont Otoni - Comissão Permanente da Cultura da Câmara
Municipal do Rio de Janeiro. Mediação: Flávio Aniceto.
+ Participações espontâneas de agentes locais de toda Zona Oeste.
16h30 – 17h15 - Intervalo
17h15 - 18h - Leitura e assinaturas da Carta de Compromissos de Cidadania Cultural voltados para a Zona Oeste
18h - 20h - Comemoração de 3 anos do Polo de Economia Criativa da Zona Oeste
(Ação será realizada no café da Cidade das Artes)
SERVIÇO:
Dia: 17 de dezembro de 2017 de 14h às 20h
Local: Cidade das Artes - Av. das Américas, 5300 - Sala 3
Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (Ao lado do BRT Alvorada)
Entrada gratuita (Sujeita a lotação de 100 pessoas)