ESTÉTICAnews: Cuidados básicos - Esfoliação
Olá pessoal!
Dando continuidade a série sobre cuidados básicos, hoje é dia de falar um pouquinho sobre a "esfoliação". A nossa pele é renovada em media a cada 28 dias, e quando a esfoliamos, estamos antecipando esse processo natural de renovação, e ao contrário da higienização e da tonificação, a esfoliação não deve ser realizada diariamente, pois ela remove as células mortas da pele, consequentemente reduz a espessura da epiderme (primeira camada da pele).
Cada tipo de pele pede um determinado tempo entre uma esfoliação e outra. Pele oleosa deve ter um intervalo de 7 ou 10 dias. Para pele seca o intervalo é de 15 dias e a pele normal pede um espaço bem maior.
Os esfoliante podem ser físicos, mecânicos, químicos, biológicos e gomagem.
-Físicos: Promove a esfoliação por um efeito mecânico, podendo ser de baixa, média ou alta abrasão, dependendo da agressividade do agente e esfoliante e da pressão das mãos ao realizar os movimentos circulares na pele.
-Químicos: Esfoliação por agentes químicos capazes de promover a esfoliação cutânea através de descamação leve, resultando na renovação celular. Ex.: Ácido láctico, glicólico, málico, mandélico, salicílico, entre outros.
-Mecânicos: Esfoliação por meio de equipamentos. Ex.: Peeling de diamante, cristal e ultrassônico.
-Biológicos: Também conhecido como esfoliante enzimático, onde as enzimas proteolíticas (protease) são capazes de transformar proteínas em aminoácidos.
-Gomagem: Promove uma esfoliação suave, removendo as células mortas da camada superficial da pele.
A esfoliação é muito importante para quem quer deixar a pele com uma aparência mais jovem, saudável e com um brilho natural, além disso, ela promove a renovação celular, estimulando a produção de células com mais colágenos.
Porém, alguns cuidados devem ser tomados para se ter um ótimo aproveitamento da esfoliação: - Não esfolie logo após a depilação, pois a pele está sensibilizada e surgirão feridas; -Escolher o esfoliante de acordo com a sua pele e necessidade; -Os movimentos são circulares e suaves com leve pressão sobre a pele; -A esfoliação deve durar pelo menos 1 minuto; -Se água para fazer a retirada do esfoliante; -A hidratação é obrigatória após a esfoliação.
Por falar em HIDRATAÇÃO, esse é o assunto da próxima semana!!!
Silvana Rocha - Técnica em Estética, Linfoterapeura e Micropigmentadora (Formada pelo SENAC-RJ)
Dúvidas e perguntas: Redes sociais:
WhatsApp: 21 99369-7818 Facebook: Design da Pele Instagram: @_designdapele